
Um estudo publicado nesta segunda (17) revela que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode ser responsável pela morte de 22 milhões de pessoas, inclusive crianças.
Isso se deve aos cortes na ajuda internacional por parte dos Estados Unidos e de países europeus. Essas milhões de pessoas morrerão de causas evitáveis até 2030, conclui o estudo que começou no início de 2025, e que focava apenas nos cortes de ajuda externa de Trump, especialmente o fim da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), que previa 14 milhões de mortes.
+ Moraes decide que Eduardo seja réu pelo tarifaço de Trump
A nova pesquisa, segundo a Agence France-Presse (AFP), considera diminuições em toda a ajuda para o desenvolvimento de países subdesenvolvidos por parte dos países ricos. “É a primeira vez em 30 anos que Alemanha, França, Estados Unidos e Reino Unido estão cortando ajuda ao mesmo tempo”, declarou Gonzalo Fanjul, diretor do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal).
Trump cortou ajuda humanitária
“Os países europeus não se comparam aos Estados Unidos, mas quando você soma todos eles, o impacto no sistema global de ajuda é extraordinário. É absolutamente sem precedentes”, declarou ele à AFP. O estudo foi publicado em revista científica. As principais causas de morte são HIV/aids, malária e tuberculose. Dessas mortes, 5,4 milhões serão de crianças com menos de cinco anos.
+ Brasileiro é preso por “extremismo violento” contra Trump
Logo que assumiu o poder em janeiro, Donald Trump diminuiu em mais de 80% a ajuda externa dos Estados Unidos. O curioso é que muita gente nem sabia que os EUA promoviam esse tipo de ajuda humanitária, já que o país é sempre demonizado. Não satisfeito, Trump depois acabou com a Usaid, a maior agência de ajuda do planeta.
Alemanha, França e Reino Unido cortaram ajuda por pressões orçamentárias internas, pelo tarifaço e também pelos maiores gastos com defesa, motivados pelo medo de Putin em Moscou.
STF BATE O MARTELO E DETERMINA DATA DE PRISÃO DE BOLSONARO
O STF bateu o martelo nesta terça (18) e decidiu a data da prisão do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro, através do Diário Oficial da Justiça… Leia Mais!






