
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), promoveu nesta segunda-feira (15) um evento destinado a agricultores paulistas, no Palácio dos Bandeirantes. A cerimônia, inicialmente voltada à entrega de prêmios e reconhecimentos a municípios de destaque no setor agropecuário, acabou se transformando em um ato de despedida do secretário estadual de Agricultura, Guilherme Piai.
+ Análise: Embate na Câmara expõe escalada de hostilidade de Hugo Motta contra oposição e imprensa
Piai deixa o comando da pasta para disputar uma vaga de deputado federal nas eleições de 2026. Para o seu lugar, Tarcísio anunciou Geraldo Melo Filho, ex-presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que assume a secretaria nos próximos dias.
Elogios a Bolsonaro e recado para 2026
Durante o discurso, Guilherme Piai emocionou-se ao relembrar um acidente de trânsito recente e fez um agradecimento enfático ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Sem poupar elogios, o agora ex-secretário atribuiu sua trajetória política ao apoio dado por Bolsonaro a Tarcísio ainda no início do projeto eleitoral em São Paulo.
— “Quero falar do presidente Bolsonaro. Minha eterna gratidão, presidente, por você ter tido a coragem e a visão de apoiar e lançar o governador Tarcísio de Freitas” — afirmou Piai, em tom claramente político. Em seguida, ele sinalizou o cenário eleitoral futuro: — “Em 2026, nós vamos recuperar o Brasil e derrotar o PT”.
Tarcísio manda indireta a Lula
Ao discursar, Tarcísio de Freitas evitou falar diretamente sobre eleições, mas aproveitou o momento para fazer uma crítica indireta ao cenário político nacional. Sem citar nomes, o governador destacou que São Paulo vive um ambiente de harmonia entre os Poderes, em contraste com os embates frequentes em Brasília.
— “A gente dá um exemplo para o Brasil. Porque, aqui, os poderes, poderes trabalham juntos. Não brigam. Não tem disputa, não tem nada disso. Estão todos olhando o interesse do estado. A gente dá um exemplo do que é funcionalidade” — declarou.
Decretos e homenagens ao agronegócio
Além dos discursos, o evento contou com a assinatura de decretos voltados ao fortalecimento do setor agrícola, entrega de convênios e títulos fundiários. Municípios como Ribeirão Preto foram homenageados por sua atuação no agronegócio, reforçando a importância estratégica do setor para a gestão estadual.
+ Hugo Motta decide adiar PL Antifacção e PEC da Segurança para 2026: ‘Melhor para discutir com calma’
Data de liberdade de Bolsonaro é revelada
A situação jurídica de Jair Bolsonaro (PL) ganhou um novo capítulo após a Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) um documento trazendo a estimativa de cumprimento da pena do ex-presidente. Segundo a análise, Bolsonaro pode adquirir sua liberdade em… LEIA MAIS!






