
Muita gente se lembrou dos fiscais do Sarney com a nova ofensiva do Governo Lula contra preços abusivos em postos de combustíveis. Na época do ex-presidente da República do MDB a iniciativa para conter a inflação não deu muito certo, mas talvez na era da internet onde cada um pode sacar o celular e tirar fotos, a iniciativa possa vingar.
Embora prevista no Código de Defesa do Consumidor, a contenção de preços abusivos é algo difícil de ser combatido na prática, mas o Governo Federal segue tentando.
+ BBB26: Subiu à cabeça? Milena desafia Cowboy: “Vou ver o medo”
A atitude deu certo no México com a presidente Claudia Sheinbaum, mas o brasileiro ainda é traumatizado com o fantasma dos fiscais do Sarney e as tabelas de preço.
A Polícia Federal instaurou, nesta terça (17), uma operação sobre práticas abusivas na formação de preços de combustíveis em todo o Brasil. A apuração acontece em paralelo a uma operação nacional de fiscalização feita pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), depois de indícios de subidas injustificadas nos preços cobrados nos postos.
Governo Lula trava guerra contra abusos econômicos
Qual é o esquema: o Governo zerou os impostos dos combustíveis por conta da Guerra no Irã. O que os comerciantes fazem? Sobem ainda mais os preços para garantir uma larga margem de lucros, sabendo que em algum momento os impostos voltarão. E a mão invisível do mercado e a livre concorrência? Na prática não funciona e os comerciantes combinam os preços entre si para todos se darem bem.
+ Imagens fortes: Bombom sofre acidente e surge ensanguentada
A atitude marca uma resposta ousada do Governo à alta dos combustíveis, diante dos impactos da guerra no Oriente Médio e à crescente pressão de caminhoneiros, que já armam uma greve geral com oração para pneu e tudo.
Segundo a PF, o inquérito apura condutas que criminosas contra a ordem econômica, como formação de cartel e elevação arbitrária de preços. As penas podem chegar a até 10 anos de prisão e multas milionárias. Mais de 19 mil postos foram denunciados por cidadãos às autoridades policiais e órgãos de controle, aumentando o alcance da investigação. É fraude demais para pouco efetivo policial.
SITUAÇÃO FINANCEIRA DO BNDES VEM À TONA E CAI COMO UMA BOMBA
A situação financeira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) veio à tona e caiu como uma bomba diante das previsões do mercado financeiro sobre o banco… Leia Mais!






