
O ministro Fernando Haddad revelou detalhes de um encontro reservado no Palácio do Planalto entre o presidente Lula e o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.
Em entrevista, ele contou o que o mandatário disse ao banqueiro quando este foi recebido em dezembro de 2024, em reunião que também tinha o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
+ Flávio Bolsonaro vira a maior ameaça à reeleição de Lula
Haddad relata frase de Lula a banqueiro
Segundo Haddad, Lula foi direto ao ponto com o banqueiro. “Olha, decisão sobre você é do Banco Central, técnica. Uma decisão técnica vai ser tomada. Se bem, bem, se mal, mal”, teria dito o presidente, conforme relato do ministro baseado em testemunhas.
Haddad defendeu a reunião, argumentando que na época só havia “rumor” e conversas desencontradas sobre problemas no Master. Ele elogiou a atuação de Galípolo, que, ao assumir, “viu que estava diante de um problema grave, abriu os procedimentos internos para apurar, constatou a fraude bilionária, tomou todas as medidas necessárias”.
O ministro reforçou que a orientação constante de Lula à equipe econômica é para que façam seu trabalho técnico, sem interferência política. “Com a orientação do presidente da República, que nos disse sempre: façam o trabalho de vocês”, finalizou Haddad, encerrando o relato sobre o polêmico encontro.
O caso do Banco Master é uma investigação da operação Compliance Zero, que apura uma tentativa de venda fraudulenta de R$ 12,7 bilhões em créditos falsos ao BRB.
As apurações indicam um esquema bilionário liderado pelo controlador Daniel Vorcaro, cuja defesa afirma em nota que “Daniel Vorcaro reafirma sua inocência […] e confia no esclarecimento dos fatos”.
Lula vai a hospital e se prepara para cirurgia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na manhã desta quinta-feira (29), foi até um hospital particular de Brasília… LEIA MAIS!





