
A invasão de Trump à Venezuela, onde sequestrou o presente Nicolás Maduro, acabou sendo um presente para o Presidente Lula.
Isso porque o ataca dos EUA, atropelando as leis internacionais, são o contexto da maioria absoluta de países da União Europeia decidirem fortalecer vínculos econômicos e políticos com a América do Sul, após meses de impasse, conforme análise do doutor em ciência política Leonardo Sakamoto, ao UOL.
+ Anielle Franco pede demissão do Governo Lula: “Estou certa”
Os países aprovaram nesta sexta (9) o o tratado de livre comércio que estava sendo discutido nos últimos 20 anos. Ao tratar a Europa, aliada histórica dos EUA, como inimiga, Trump acabou ajudando Lula, que é o grande articulador entre UE e Mercosul. A perda de confiança de Bruxelas, capital do parlamento da Europa, com Washington foi brutal.
Em um discurso nesta quarta-feira (7), o presidente alemão Steinmeier fez uma fala chocante para descrever a atuação dos EUA, pedindo que o mundo não se transforme em um “covil de ladrões onde os inescrupulosos tomam tudo o que querem”. Todos estão percebendo a real intensão dos EUA, até porque ele não faz questão de esconder os “50 milhões de barris de Petróleo” que receberá da Venezuela.
Trump dá presente para Lula
A invasão da Venezuela foi a gota d’água, mas o tarifaço aos países do bloco e o comportamento inconstante de Donald em relação à Rússia na Guerra da Ucrânia, hora a favor de Putin e hora contra, consolidaram a perda de confiança. Os líderes europeus se questionaram ao longo do ano se ele estava a favor da antiga URSS ou da Otan, e a ameaça de anexar a Groenlândia, território da Otan, foi a última pá de cal.
+ Bolsonaro pede Smart TV para Moraes em cela e explica o motivo
Ainda falta acertar detalhes para a assinatura do acordo na semana que vem. Emmanuel Macron teme que, assim como no Brasil, leve a extrema-direita ao poder com apoio do agro do país, insatisfeito com o acordo com o Mercosul. Já Trump não vê com bons olhos o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, pois enxerga prejuízo econômico e geopolítico para os EUA.
UNIÃO EUROPEIA FECHA ACORDO COM LULA E MACRON SE REVOLTA
Ex-melhor amigo de Lula, Macron não gostou nada de acordo da UE e se revoltou contra o brasileiro… Leia Mais!






