
A Justiça italiana concluiu a audiência sobre extradição da ex-deputada Carla Zambelli nesta quinta-feira (12). A decisão ainda será comunicada pelo Tribunal de Apelação de Roma. Condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em dois processos, a parlamentar está presa na Itália desde 29 de julho de 2025.
As audiências desta semana ocorrem após uma série de adiamentos e pedidos da defesa. A primeira sessão para analisar o caso foi marcada para 27 de novembro do ano passado e adiada duas vezes.
Ex-deputada Carla Zambelli tem pedido rejeitado pela Justiça
No processo, os magistrados podem autorizar a extradição, negá-la ou solicitar novos documentos antes de proferir a decisão. Durante a sessão, a Corte ouviu a defesa de Zambelli e o advogado escalado pela Advocacia-Geral da União do Brasil, Alessandro Gentiloni.
Relembre o caso
Carla Zambelli foi condenada duas vezes pelo STF. Na primeira, recebeu pena de dez anos de prisão pelos crimes de invasão de sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e falsidade ideológica, em associação com o hacker Walter Delgatti Neto.
Depois dessa decisão, ela deixou o país e acabou sendo presa na Itália em julho, após cooperação entre as autoridades dos dois países.
Justiça italiana marca audiência para analisar extradição de Carla Zambelli
Na segunda condenação, Zambelli foi sentenciada a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.Além disso, deverá pagar multa equivalente a 400 salários-mínimos da época dos fatos, ocorridos em 2022, com correção monetária.
Flavio Bolsonaro reage ao resultado da nova pesquisa Genial/Quaest
Nesta quarta-feira (11), o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ) se pronunciou após a divulgação da nova rodada da pesquisa Genial/Quaest sobre intenções de voto para a Presidência da República. O levantamento aponta redução na distância entre ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em cenários para as eleições de outubro.
Leia mais…






