
O Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu bater de frente com o trilionário Elon Musk com o serviço de internet da empresa americana Starlink.
Isso porque Lula avança nas negociações para acordar uma nova tecnologia de web via satélite e acabar com a dependência do Brasil com a Starlink de Musk. O Presidente botou a Telebras para jogo e em parceria com a europeia SES, promete revolucionar.
Além disso, o acordo pode facilitar a negociação do Mercosul com a UE. A expectativa do Ministério das Comunicações é fechar o acordo ainda neste semestre, para acelerar a internet de 138 mil escolas públicas até o final de 2026.
+ Governo Lula respira aliviado com nova decisão de Toffoli
Hoje, a Telebras usa satélites geoestacionários, que funcionam a cerca de 35 mil quilômetros da Terra e encaram limitações técnicas em escolas com muitos alunos. De acordo com o secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, essas máquinas não conseguem garantir velocidades mínimas esperadas em colégios com mais de 100 alunos.
Lula enfrenta Elon Musk
Dessa forma, os satélites de média órbita europeus aparecem como uma luz no fim do túnel. Estando a cerca de 10 mil quilômetros do Planeta Azul, dão maior capacidade, menor latência e menos variação de sinal. Testes feitos durante a COP 30, em Belém, mostraram velocidades de até 500 Mbps, o que engrandeceu as negociações entre a estatal do Brasil e a empresa da Europa.
+ BBB 26: Chaiany detona carinho de Gabriela com casados
Além disso, a Telebras também avalia a chinesa SpaceSail. Com isso, o Brasil pretende lançar o Plano Nacional de Satélites e o desenvolvimento do GPS brasileiro, protegendo a autonomia tecnológica e a segurança dos dados do Brasil. “A ideia é, quanto mais a gente diversificar, melhor, para não ficarmos dependentes de uma empresa nem de um país só”, disse Tercius.
LULA BATE DE FRENTE COM NETFLIX E LANÇA NOVO STREAMING
O Ministério da Cultura (MinC) do Governo Lula decidiu bater de frente com a Netflix e lançará seu próprio serviço de streaming com conteúdo incrível… Leia Mais!






