
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve um contato telefônico, nesta terça-feira (13), com o primeiro-ministro português, Luis Montenegro.
A conversa centrou-se na recente ratificação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, um dos principais objetivos da política externa do governo Lula.
+ Lula bombado? A verdade por trás do clique do presidente musculoso é revelada
Lula e Montenegro falam sobre tensão na América do Sul
Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Montenegro cumprimentou o presidente brasileiro “pelo empenho em prol do Acordo”.
Em comum, “ambos coincidiram que a decisão dos dois blocos é um gesto muito importante de defesa do multilateralismo e do livre comércio, com grande dimensão política e estratégica neste momento histórico”.
Durante a conversa, os dois líderes também abordaram a situação política da Venezuela, especialmente após as recentes ações dos Estados Unidos contra o país. Segundo o comunicado, Lula e Montenegro “coincidiram ser fundamental evitar um cenário de instabilidade na América do Sul”.
Diante da crise venezuelana após a captura de Nicolás Maduro, diversos líderes internacionais têm solicitado conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para entender o posicionamento brasileiro.
Auxiliares relataram que os presidentes da França, Emmanuel Macron, e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, estão entre os que devem telefonar ao presidente nesta semana.
Essa onda de contatos dá sequência a uma agenda diplomática intensa. Lula já falou com a presidente interina venezuelana, Delcy Rodríguez, no próprio dia da captura.
Na semana passada, também dialogou com a mandatária do México, Claudia Sheinbaum, com Gustavo Petro, da Colômbia, e com os primeiros-ministros da Espanha e Portugal, Pedro Sánchez e Mark Carney.
Metade do Brasil rejeita Lula e quer sua saída, aponta pesquisa
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vive um momento crítico. Segundo a pesquisa Meio/Ideia divulgada… LEIA MAIS!






