
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma ofensiva diplomática para a reunião marcada com o presidente americano Donald Trump em março.
Na bagagem, o petista leva uma pauta polêmica e que está dando o que falar: a proposta de uma parceria bilateral de combate ao crime organizado e ao tráfico internacional de drogas.
+ Governo Lula já previa rebaixamento de escola que homenageou presidente
Lula quer repatriação de foragidos
Em entrevista à TV indiana India Today nesta sexta-feira (20/2), Lula revelou que já adiantou ao republicano um dossiê com nomes de brasileiros procurados pela Justiça que estão refugiados em solo americano.
O recado foi direto: se os EUA querem guerra ao narcotráfico, que comecem devolvendo os criminosos que vivem em seu território. “Se vamos combater o narcotráfico, envie esses criminosos brasileiros que vivem nos Estados Unidos de volta ao Brasil, para que possam ser julgados”, cobrou o presidente, defendendo uma atuação conjunta entre os dois países.
O petista também manifestou interesse em reunir-se com o Departamento de Justiça americano para discutir os detalhes da operação. “Vamos fazer isso juntos”, afirmou, sinalizando que a cooperação pode ir além da troca de informações.
Na mesma entrevista, Lula adiantou que os minerais críticos e as terras raras também entrarão na pauta do encontro com Trump. O presidente foi taxativo: o Brasil não será um mero fornecedor de riquezas. “Não quero transformar o país em um santuário”, disse, defendendo negociações soberanas sobre os recursos naturais brasileiros.
+ Governo Lula ignora reação de evangélicos a desfile em homenagem ao presidente
Saiba qual foi a reação de Lula com o barraco entre sua filha e Janja no camarote da Sapucaí
Clima pesou na avenida! Briga familiar entre primeira-dama Janja e primogênita do presidente Lula foi testemunhada por Alckmin… LEIA MAIS!






