Há 26 anos, Informando e Entretendo!
Há 26 anos, Entretendo e Informando!

Lula estaria em ”pânico” com o caso do Banco Master que ameaça explodir seu governo

Presidente se reúne com ministro do STF em encontro secreto para conter crise.

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Lula (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Lula (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O caso da fraude no Banco Master se transformou em uma bomba-relógio política que tira o sono do presidente Lula (PT). Fontes próximas ao mandatário revelam que ele está profundamente preocupado com o desgaste que o escândalo pode causar não só à sua gestão, mas às próprias instituições democráticas.

- Continua após o anúncio -

O alvo central da apreensão é o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, responsável pela condução das investigações. Toffoli tem sido criticado por uma série de decisões vistas como polêmicas, que vão desde a imposição de sigilo sobre o caso até revelações sobre seus vínculos pessoais e empresariais com pessoas ligadas ao escândalo.

+ Imitando o pai, Flávio Bolsonaro se batiza no Jordão e faz súplica: ”Toda investida demoníaca”

Lula marca novo encontro com Toffoli para acertar condução do caso Master

A tensão é tanta que, em dezembro do ano passado, Lula promoveu um encontro reservado com Toffoli, na presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O objetivo, segundo revelou o colunista Lauro Jardim, do O Globo, era fazer uma “avaliação inicial sobre o compromisso de Toffoli, mesmo após a decretação de sigilo sobre o caso”.

Agora, avalia-se no Planalto que uma nova conversa entre o presidente e o ministro é inevitável, ainda que Lula evite “opinar sobre manter ou não o caso no Supremo”. A pressão interna no próprio STF também cresce, com integrantes da Corte defendendo que Toffoli “remeta a investigação à primeira instância do Judiciário”.

- Continua após o anúncio -

Os motivos para a preocupação são muitos. Os auxiliares de Lula temem que “o caso continue produzindo barulho e comprometa a credibilidade da Corte”. Os pontos mais sensíveis envolvem o próprio comportamento de Toffoli: o “sigilo imposto à investigação”, a revelação de um “voo particular ao lado de um advogado de um dos alvos da crise” e as “relações de fundos ligados ao Master com um resort registrado em nome do irmão do ministro”.

Com informações CNN*.

Após ”vácuo” em Trump, Lula dá resposta ao presidente americano e decisão é anunciada

Os presidentes Lula e Donald Trump conversaram bastante em telefonema de cinquenta minutos nesta segunda-feira (26) em… LEIA MAIS!

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas