
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não se manifestou sobre os escândalos envolvendo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após novas revelações sobre a relação do magistrado com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master.
De acordo com apurações do jornal ‘O Globo’, Lula buscará se afastar de Moraes e, segundo aliados, o presidente agirá para se distanciar do tema e evitará tratar do assunto publicamente, que é fonte de desgaste para o governo enquanto o petista busca seu quarto mandato.
A ideia, no entanto, é que caso seja perguntado sobre a polêmica envolvendo o ministro do STF, a tendência é de que Lula adote o discurso de que o Supremo Tribunal Federal é um poder independente e não cabe a ele interferir nas questões internas da Corte.
+ EXCLUSIVO! Alta cúpula quer Renata Lo Prete e William Bonner juntos no Globo Repórter
Diferente, os demais presidenciáveis Flávio Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Augusto Cury (Avante) fizeram críticas públicas a Moraes na terça-feira, 01 de setembro, após relatório da Polícia Federal revelar a suspeita que Daniel Vorcaro recebeu orientações de Moraes no auge da crise da instituição financeira.
Moraes e Daniel Vorcaro
De acordo com as informações divulgadas pela corte e Policia Federal, durante um período de 13 dias, mensagens extraídas do celular do banqueiro mostram que ele pediu a intervenção do magistrado para impedir a liquidação do banco e o avanço das investigações. Nas conversas, Vorcaro faz apelos para ‘sensibilizar’ autoridades e pergunta sobre como deveria proceder para ‘desarmar’ e ‘reverter’ a situação.
+ Influenciadora Cíntia Chagas confirma namoro com Rubens Barrichello
Relação do presidente do Brasil com Alexandre de Moraes
Ainda é válido lembrar que Lula tem uma relação amistosa com o Alexandre de Moraes. Porém, houve afastamento entre ambos após a derrota de Jorge Messias no Senado a uma vaga no STF no final de abril. Na época, o presidente recebeu informações de aliados de que o ministro havia trabalhado contra a indicação de Messias à Corte.
Recentemente, no entanto, retomaram contato. O ministro foi um dos responsáveis por sua reaproximação com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) em um jantar na noite de 04 de agosto na casa de Moraes, em Brasília.
Leia também: Neo Química Arena estaria quitada e MP apura dívida do Corinthians com a Caixa






