
O governo Lula não descarta a ideia de enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei para unificar todas as propostas que acabam com a escala de trabalho 6×1.
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), confirmou nesta quarta-feira (28) que a decisão final será tomada após o Carnaval.
+ Ministro Dias Toffoli é alvo de pedido de impeachment por atuar em processos ligados ao Banco Master
Governo Lula quer unificar propostas e aprovar fim do 6×1 no primeiro semestre
Segundo Hoffman, diferentes textos sobre o tema já tramitam na Câmara e no Senado, e a equipe do Executivo está avaliando a melhor forma de viabilizar a mudança. “Nós estamos vendo qual é a melhor forma de fazer com que se efetive. Não está descartada a possibilidade do governo mandar um projeto para unificar todas as propostas. Nós estamos discutindo isso e logo após o Carnaval a gente deve ter uma decisão nesse sentido”, declarou Gleisi a jornalistas.
A redução da jornada de trabalho é uma das prioridades do governo para 2026, e a expectativa é aprovar a proposta ainda no primeiro semestre, antes do recesso eleitoral. A articulação política conta também com o ministro Guilherme Boulos (Secretaria-Geral), e o projeto deve abranger três pontos principais.
No Senado, uma PEC que extingue o modelo 6×1 já foi aprovada pela CCJ em outubro. Agora, o governo busca unificar os textos em tramitação para acelerar a votação.
Em dezembro, o presidente Lula afirmou que o Brasil está pronto para acabar com a escala 6×1. Segundo ele, “Não existe existe um único argumento que possa dizer que a sociedade brasileira não está pronta. Porque se nos anos 1980 a gente já queria reduzir a jornada de trabalho, e já faz 45 anos, temos que medir os avanços tecnológicos desses 45 anos.”
Após ”vácuo” em Trump, presidente dá resposta ao presidente americano e decisão é anunciada
Os presidentes Lula e Donald Trump conversaram bastante em telefonema de cinquenta minutos nesta segunda-feira (26) em um novo capítulo… LEIA MAIS!





