
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (24) o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Pedagógica de Maputo. Ao receber a honraria, ele fez um discurso afirmando que, aos 80 anos, jamais imaginou que ainda pudesse “se emocionar tanto”, e classificou a homenagem como uma das mais significativas de sua trajetória.
Em seu perfil no Instagram, ele publicou uma sequência de registros do momento especial. “Recebi hoje o título de Doutor Honoris Causa em Ciência Política, Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade Pedagógica de Maputo. E confesso: aos 80 anos, depois de tantas histórias vividas, eu não imaginava que ainda pudesse me emocionar assim”, escreveu na legenda do post.
Lula se pronuncia sobre prisão de Jair Bolsonaro: “Se a justiça decidiu, está decidido”
Lula continuou. “Já recebi muitos títulos na vida, mas nenhum me tocou como este. Nesse dia, em Moçambique, eu não sinto distância entre vocês e eu. Sinto igualdade e que dividimos o mesmo sonho de um futuro melhor. A educação sempre foi a minha obsessão, justamente porque eu não tive a oportunidade de estudar. Por isso, desde 2003, fiz questão de afirmar: educação não é gasto, é investimento”, completou.
O presidente ainda falou da responsabilidade do Estado com a educação. “Ninguém pode ser impedido de estudar pelo lugar onde nasceu, pela fé que tem ou pela renda da sua família. Cabe ao Estado garantir oportunidades iguais para todas e todos. Hoje, em Maputo, recebi uma honraria, mas, acima de tudo, renovei uma certeza: educação transforma destinos. E transforma nação”, finalizou.
Lula manda recado ao Donald Trump após declaração sobre prisão de Bolsonaro: “Ele tem que saber”
Admiradores do presidente reagiram nos comentários. “Um princeso! Parabéns presidente!”, escreveu o deputado federal Túlio Gadêlha. “O presidente que me possibilitou ser a primeira com diploma de ensino superior na família hoje está sendo reconhecido mundialmente”, escreveu Andreia de Jesus.
Confira o post, deslize:






