
O governo federal resolveu entrar na briga contra o preço nas alturas dos combustíveis. Depois de anunciar a zeragem das alíquotas de PIS e Cofins sobre o diesel, o presidente Lula (PT) resolveu passar a bola e pediu ajuda aos governadores para aliviar o bolso do consumidor.
Numa coletiva no Planalto cercada de ministros, o petista fez um apelo para que os estados reduzam o ICMS dos combustíveis. A medida tenta conter a disparada nos valores, que já começa a assustar motoristas pelo país.
Enquanto Lula zera PIS e Cofins, diesel dispara R$ 0,80 em seis estados
Sem qualquer anúncio oficial de reajuste pela Petrobras, postos de vários estados já estão recebendo diesel e gasolina com preços turbinados. Tem lugar por aí onde o diesel chegou custando até R$ 0,80 mais caro. Bahia, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul já sentiram o baque.
O cenário internacional não ajuda. O barril do petróleo tipo brent disparou e, mesmo com uma leve trégua, segue em patamar elevado. Os ataques no Oriente Médio fecharam as portas do Estreito de Ormuz, por onde escorre mais de 20% do petróleo mundial. Ou seja: a conta vai chegar para todo mundo.
O IPCA de fevereiro ainda não pegou essa bomba. Os efeitos da guerra e das altas devem aparecer só no índice de março, que sai em abril. Mas o grupo dos transportes já deu sinal de alerta, com avanço de 0,74% no período pesquisado.
Com os olhos grudados nos preços e o bolso do povo apertado, o governo tenta se antecipar. Resta saber se os governadores vão atender o pedido do petista ou deixar a bomba nas mãos de Lula.
Repórter da Globo detona Neymar após desabafo: ”Subcelebridade”
A postura de Neymar Júnior voltou a gerar polêmica fora dos gramados. O atacante do Santos publicou um vídeo em suas redes sociais… LEIA MAIS!






