Há 26 anos, Informando e Entretendo!

Morre Renato Rabelo, líder histórico do PCdoB, aos 83 anos

O político, que presidiu o partido entre 2001 e 2015, lutava contra um câncer!

Fernando Melo
Fernando Melo
Colunista sobre o mundo da TV, celebridades, influencers e personalidades da mídia em geral, atuante no segmento desde 2012, com passagens por diversos sites. No Área VIP, além de colunista, é coordenador de redação.
Renato Rabelo
Renato Rabelo – Foto: PCdoB

Foi confirmado neste domingo, 15 de fevereiro, a morte de Renato Rabelo, um dos líderes mais importantes do PCdoB (Partido Comunista do Brasil), aos 83 anos. O político enfrentava um câncer há anos que evoluiu recentemente.

- Continua após o anúncio -

Renato Rabelo militou por mais de seis décadas e presidiu o partido nacionalmente entre 2001 e 2015. Médico de formação e ativo desde jovem no movimento estudantil — tendo sido presidente da União dos Estudantes da Bahia e vice-presidente da União Nacional dos Estudantes durante a ditadura militar —, participou da resistência ao regime, viveu períodos de exílio e contribuiu para a reorganização do PCdoB após a anistia.

+ Jair Renan exige que Bolsonaro seja liberto da prisão e causa com revelação

Morte de Renato Rabelo

Em nota oficial, o PCdoB lamentou a perda de Rabelo e prestou solidariedade à família. “O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comunica, com imensa dor, o falecimento aos 83 anos de idade de Renato Rabelo”, aponta a nota. “Nos últimos três anos, Renato dedicou-se a cuidar da saúde, sem deixar de contribuir com o PCdoB. No período mais recente, lutou de modo tenaz contra a evolução de um câncer. O seu coração parou de bater na manhã deste domingo, 15 de fevereiro de 2026”, diz a nota.

Renato, destacou-se na luta política – foi um dos articuladores, pelo PCdoB, junto com João Amazonas, da Frente Brasil Popular (PT, PSB, PCdoB) que lançou, em 1989, a primeira e marcante candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República, jornada que seria vitoriosa com a eleição de Lula em 2002. Já à frente do PCdoB, sucedendo João Amazonas, Renato elaborou as diretrizes da participação dos comunistas em governos de coalização no capitalismo, tendo em vista o convite para participar, pela primeira vez, do Ministério do governo da República“, diz outro trecho do documento.

- Continua após o anúncio -

O PCdoB ainda ressaltou que Renato deixa ‘uma rica produção política, teórica e ideológica, um magnífico exemplo de vida e de militância política’.

+ Esposa de Albert Cowboy rompe o silêncio sobre traição no BBB26

OBAMA CONFIRMA EXISTÊNCIA DE ETS

Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, sendo o primeiro e único preto da história a liderar o país, comentou em entrevista as teorias sobre vida extraterrestre. De acordo com o ex-líder norte-americano, os ETs existem… LEIA MAIS!

Fernando Melo
Fernando Melo
Colunista sobre o mundo da TV, celebridades, influencers e personalidades da mídia em geral, atuante no segmento desde 2012, com passagens por diversos sites. No Área VIP, além de colunista, é coordenador de redação.
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025

Últimas