
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) denunciou o ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) e outras dez pessoas por improbidade administrativa no caso conhecido como “QG da Propina”. Na ação, os promotores pedem a condenação dos envolvidos e a devolução de R$ 32 milhões aos cofres da Prefeitura do Rio. Crivella nega todas as acusações.
+ Centrão vê adiamento de visita de Tarcísio a Bolsonaro como estratégia. Entenda
Segundo a GloboNews, a denúncia foi apresentada em dezembro, mas ainda não foi analisada pela Justiça fluminense. As investigações apontam que o esquema envolvia fraudes em licitações, uso de empresas de fachada, notas fiscais frias e contratos fictícios para desviar recursos públicos.
Licitação milionária está no centro do esquema
O principal foco da apuração é um contrato de R$ 789 milhões firmado entre o Previ-Rio, instituto de previdência dos servidores municipais, e o grupo Assim Saúde. De acordo com o MP-RJ, a licitação teria sido direcionada ilegalmente, com edital elaborado para beneficiar a empresa vencedora.
Os promotores afirmam que foi combinado o pagamento de propina de 3% sobre os valores recebidos pela empresa nos contratos com o município. O MP sustenta que Crivella tinha plena ciência dos atos, exercendo domínio sobre o esquema.
Após vencer a licitação, a empresa teria firmado contratos com companhias de fachada para pagar por serviços inexistentes, mascarando o desvio de recursos.
Prisões e defesa de Crivella
Crivella e o empresário Rafael Alves chegaram a ser presos no fim de 2020. Hoje deputado federal, o ex-prefeito afirmou, em nota, que não foi ouvido e que a contratação teve aval de órgãos de controle. O caso também tramita na Justiça Eleitoral.
+ BBB26: Legendários vira piada após treta de Ana Paula Renault e Brigido
Web resgata suposta cirurgia íntima de Henri Castelli
A confirmação de Henri Castelli no Camarote do BBB 26 não movimentou apenas os fãs do reality, como também reacendeu assuntos antigos nas redes sociais. Sendo assim, a web tratou de resgatar um tweet antigo e polêmico, que voltou a viralizar e gerou debate entre internautas. O comentário faz referência a uma suposta cirurgia de… LEIA MAIS!






