
Nesta terça-feira (18), Nikolas Ferreira (PL-MG) se pronunciou sobre as suspeitas de vazamento de questões do Enem 2025. Nas redes sociais, o deputado federal afirmou ter recebido “diversas denúncias” sobre o caso e anunciou que enviará uma representação à Polícia Federal (PF) pedindo investigação imediata.
“Tomei conhecimento hoje de diversas denúncias que indicam um possível vazamento de questões do Enem 2025. Conforme noticiado, um professor exibiu em live, dias antes do exame, diversas questões quase idênticas às da prova. Um ataque direto à credibilidade do exame e ao futuro de milhões de jovens”, escreveu no X (antigo Twitter). O deputado disse ainda que cobrará explicações do Inep. “Educação exige seriedade”.
MEC aciona Polícia Federal e anula três questões do Enem 2025
A fala aconteceu depois que o Ministério da Educação (MEC) anulou três questões do exame após identificar que um estudante e professor de cursinho pré-vestibular exibiu, em uma transmissão ao vivo no YouTube, itens semelhantes aos aplicados no último domingo (16).
A pasta acionou a PF e afirmou haver indícios de que perguntas usadas em pré-testes sigilosos do Inep podem ter sido aplicadas em um curso preparatório on-line.
Em nota, o MEC afirmou que “nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025”, mas reconheceu “similaridades pontuais” entre itens da live e da prova oficial. O Ministério ainda reforçou que todos os protocolos de segurança foram seguidos e que a investigação buscará identificar eventual quebra de confidencialidade ou má-fé.
Nikolas Ferreira diz que Lula fez o Brasil passar vergonha mundial na COP30
“Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova”, diz um trecho do comunicado da instituição.






