Há 26 anos, Informando e Entretendo!

Oposição usa Lulinha como arma contra Lula na CPMI do INSS

Congresso tenta forçar convocação do filho do presidente para depor em meio a suspeitas de envolvimento em esquema.

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Lula e Lulinha (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
Lula e Lulinha (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

A oposição no Congresso Nacional não desistiu de um objetivo polêmico: colocar Luiz Cláudio Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula, no banco de depoentes da CPMI que investiga irregularidades no INSS. 

- Continua após o anúncio -

O presidente da comissão, senador Carlos Viana, tem reforçado a intenção, enquanto o governo mobiliza sua base para blindar o filho do presidente das suspeitas.

+ Colapso do Banco Master ameaça afundar banco de Edir Macedo

Lula fala sobre suposto envolvimento do filho em escândalo do INSS

Em dezembro, a convocação de Lulinha e do irmão de Lula, Frei Chico, foi barrada por 19 votos contra 12. Agora, a oposição quer reabrir o flanco.

Recentemente, o próprio presidente Lula adotou um discurso de transparência ao UOL, afirmando que questionou o filho sobre o caso e garantindo que, “se houver algo irregular, ele terá que pagar pelo que fez”. A declaração é vista como uma estratégia para antecipar danos políticos.

- Continua após o anúncio -

As suspeitas, ainda não comprovadas, indicam que Lulinha seria um suposto sócio oculto de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como ‘careca do INSS’, lobista central do esquema. O filho do presidente já contratou advogado e pediu acesso aos autos.

Para a oposição, o depoimento seria uma oportunidade política em ano eleitoral. O governo, por outro lado, teme que a CPMI vire um “palanque político”, independente de culpa, e se articula para evitar nova convocação. A guerra está apenas começando.

As investigações da PF e CGU revelaram um vasto esquema de fraudes no INSS. O principal deles é o de descontos associativos não autorizados, que causou um rombo superior a R$ 6 bilhões.

- Continua após o anúncio -

Também foram identificadas concessões fraudulentas de aposentadorias e pensões, fraudes em benefícios por invalidez com laudos falsos e empréstimos consignados ilícitos, utilizando até mesmo deep fakes para burlar a biometria.

Flávio Bolsonaro desafia rivais da direita e projeta segundo turno contra a esquerda

Em meio a uma disputa que se desenha no campo da centro-direita, o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) enviou um recado claro… LEIA MAIS!

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025

Últimas