
A quatro dias do primeiro turno das eleições, o PL intensificou o recrutamento de fiscais para acompanhar a votação que acontecerá no próximo domingo (04/10). Em suma, Flávio Bolsonaro anunciou a mobilização e pediu que apoiadores participassem da fiscalização em todo o país.
Mobilização de Flávio Bolsonaro colocou fiscais do PL em campo
Durante uma transmissão ao vivo, Flávio expôs uma ideia para evitar possíveis irregularidades nas urnas. “A gente tem de ter gente nossa pelo Brasil inteiro, fiscalizando para evitar que pessoas mal-intencionadas votem no lugar de outras.”, declarou.
Pelas regras eleitorais, os partidos podem acompanhar a votação e a apuração, além de questionar procedimentos. Desse modo, logo depois o partido Liberal criou uma página para cadastrar voluntários e orientar os fiscais a acompanhar o processo desde a emissão da zerésima até a divulgação do boletim de urna.
++ Defesa de Bolsonaro usa fala de Moraes para tentar anular condenação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que a zerésima é emitida antes do início da votação. Depois do encerramento, às 17h, a urna imprime o Boletim de Urna (BU), documento que registra os votos daquela seção.
Mobilização ocorre após críticas às urnas
A iniciativa acontece após anos de questionamentos feitos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados sobre o sistema eletrônico de votação. Em julho, Flávio também levou dúvidas sobre as urnas a um encontro com diplomatas. Desse modo, ele pediu que outros países enviassem observadores para acompanhar o pleito. As informações foram repassadas pelo “Metrópoles”.
++ Renan Santos pede ao STF inclusão no debate da Globo; TSE negou pedido
Saiba mais
O TSE afirma que a empresa venezuelana ‘Smartmatic’ nunca forneceu urnas ou programas utilizados no sistema eleitoral brasileiro. Inclusive, destaca que existem mecanismos de segurança e auditoria no processo de votação.
Leia também: Michelle abraça apelido dado por Janja e dispara: “Com muito orgulho”







