
Nessa última terça-feira (20/01), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do anúncio de novos investimentos na indústria naval brasileira. O evento ocorreu no Estaleiro Ecovix, em Rio Grande (RS), dentro do programa Mar Aberto, da Petrobras. Durante o discurso, o chefe do Executivo falou sobre o uso excessivo da internet e sobre a circulação de notícias falsas.
Em evento no RS, presidente critica uso excessivo de celulares e alerta para dependência das redes sociais
Em um dos momentos que mais chamou a atenção, Lula afirmou que não costuma usar celular. “É isso que está tomando conta da cabeça da gente, e eu queria que vocês assumissem a responsabilidade. Eu não tenho celular, eu só uso celular para as minhas coisas de serviço, que eu peço para os meus companheiros. Eu não carrego celular.“, afirmou ele logo a princípio.
Em seguida, o mandatário completou: “Ao invés de ficar carregando celular na mão, eu prefiro coçar outras coisas, do que usar celular na mão.“, disparou.
++ Lula usou o pronome errado? Erika Hilton se pronuncia
Na sequência, o petista afirmou que muitas pessoas vivem hoje uma relação de dependência com as redes sociais: “Não tem dependência química? Isso é dependência digital. As pessoas estão desaprendendo a viver livres.“, declarou por fim.
Assista:
🚨URGENTE – Lula critica a dependência digital e diz que ao invés de carregar um celular na mão, prefere coçar outras coisas
“Eu não carrego celular. Ao invés de ficar carregando celular na mão eu prefiro coçar outras coisas.” pic.twitter.com/1h6cs7tgRt
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) January 20, 2026
++ Eduardo Bolsonaro explode contra Lula após anúncio dos EUA sobre vistos
Presidente afirma que desinformação e IA representam risco às eleições de 2026
Dessa forma, Lula tem reforçado em seus discursos que as pessoas tem que lembrar que são humanas e que não podem “virar algoritmos”. Além disso, o presidente tem alertado sobre o impacto da desinformação na internet e sobre o uso da inteligência artificial (IA) em disputas eleitorais.
Posteriormente, ele citou sua preocupação com as eleições de 2026 e afirmou que grupos de direita no Brasil mantêm estruturas organizadas para espalhar “fake news” durante campanhas políticas.
++ Globo decide afastar Milton Cunha após campanha do governo Lula
Lula usa cenário de praia para fazer analogia política: “Vem da direita”
Recentemente, enquanto observava o mar, Lula chamou a atenção para um fenômeno visível no local: o encontro de duas ondas. “Essa é uma demonstração extraordinária até para acabar com o preconceito entre esquerda e direita… LEIA MAIS!






