
Após participar da COP30 e fazer críticas a Belém, sede do grande evento climático, Friedrich Merz acabou chamando a atenção dos brasileiros. O nome do chanceler alemão virou alvo de pesquisas no Google.
Ele é um político alemão que atua como chanceler da Alemanha desde maio de 2025 e líder da União Democrata Cristã (CDU) desde janeiro de 2022. Como líder do grupo parlamentar da União, foi líder da oposição no Bundestag de 15 de fevereiro de 2022 até 2025. Merz ingressou na União Jovem em 1972 e tem fama de ser membro do Pacto Andino, uma rede poderosa formada por membros politicamente ambiciosos da União Jovem em 1979 durante uma viagem aos Andes.
Chanceler alemão demonstra ‘nojo’ ao deixar o Brasil: “Todos ficaram felizes ao deixar aquele lugar”
Nas eleições federais de 23 de fevereiro de 2025, a CDU ficou em primeiro com 28,5% dos votos e Merz ficou encaminhado para ser o novo chanceler. Tomou posse em 6 de maio após ser confirmado no segundo turno da eleição no Bundestag, sendo a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que a maioria absoluta não foi formada na primeira votação. Seu governo faz coalizão com o Partido Social-Democrata (SPD).
Pesquisas no Google
Nas últimas 24 horas, segundo o Google Trends, as pesquisas sobre o chanceler aumentaram 30 vezes no Google no Brasil (+2.980%). Merz ganhou destaque após comparar o Brasil com a Alemanha e afirmar que a comitiva do seu país ficou “contente ao deixar Belém”.
Lula rebate fala de premiê alemão sobre Belém: ‘Deveria ter ido num boteco no Pará’
Ainda nas últimas 24 horas, o Brasil foi o 4º país do mundo com mais interesse de busca pelo chanceler alemão, atrás apenas da Alemanha (1º lugar), de Luxemburgo (2º) e da Suíça (3º).
Entre os brasileiros que buscaram por informações sobre o chanceler, as principais perguntas foram: “quem ele é”, “se é de direita ou de esquerda”, “onde ficou hospedado” e “se não gostou do Brasil”.






