MSN

- Publicidade -

Rodrigo Bacellar pede licença do mandato e adia a renúncia

Na sessão desta quarta-feira (10) o deputado já aparecia como licenciado no painel de votações

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Rodrigo Bacellar pediu licença do mandato – Reprodução Instagram

O presidente afastado da Assembleia Legislativa do Rio, Rodrigo Bacellar (União Brasil), assinou, nesta quarta-feira (10), o pedido de licença do mandato como deputado estadual. O documento deve ser publicado em edição extra do Diário Oficial da Alerj ainda nesta tarde.

- Continua após o anúncio -

A ação representa uma alternativa encontrada por parlamentares próximos para evitar um movimento considerado de “alto risco político”: a renúncia imediata à presidência da Casa. Embora pelo regimento ele tenha direito de se afastar por 120 dias, o parlamentar solicitou afastamento por dez dias. As informações são do jornal O Globo.

Alerj decide soltar Rodrigo Bacellar, acusado de vazar operação da PF

Na sessão iniciada desta quarta-feira às 15h, Rodrigo Bacellar já aparecia como licenciado no painel de votações. De acordo com deputados que acompanham as negociações, Bacellar foi aconselhado a não renunciar agora por receio de que o gesto pudesse provocar uma reação mais dura do ministro Alexandre de Moraes, relator da investigação no Supremo Tribunal Federal (STF) que levou à sua prisão na semana passada. Entre os aliados, a avaliação é que uma mudança abrupta no comando da Alerj,  sobretudo se articulada internamente. poderia ser interpretada como tentativa de interferência no curso do processo.

- Continua após o anúncio -

A estratégia inicial do grupo político de Bacellar era justamente o oposto: defender a renúncia ao cargo de presidente para abrir caminho a uma nova eleição na Alerj, garantindo que a sucessão permanecesse sob influência do parlamentar e preservando seu capital político.

A prisão de Rodrigo Bacellar e a candidatura de Cláudio Castro

- Continua após o anúncio -

A alternativa chegou a ser ventilada no início da semana, mas perdeu força diante do temor de que o movimento pudesse motivar uma nova ordem de prisão ou o endurecimento das medidas cautelares impostas pelo STF.

Nos bastidores, o impasse segue. Deputados próximos ao presidente afastado ainda tentam calibrar qual seria o gesto menos arriscado política e juridicamente. A licença, dizem, oferece a Bacellar uma saída temporária enquanto o cenário não se estabiliza, mas não resolve a disputa pela sucessão na Casa, que continua aberta e cercada de pressões internas.

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas