MSN

Trump confirma convite e quer Lula com cargo bilionário em Conselho: ”Gosto dele”

Presidente americano revelou o convite para o seu Conselho de Paz e elogiou Lula durante entrevista coletiva.

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Trump e Lula (Foto: Globo/Agência Brasil)
Trump e Lula (Foto: Globo/Agência Brasil)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou publicamente que fez o convite ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para fazer parte de seu polêmico Conselho de Paz, projeto que pretende funcionar como uma espécie de organismo internacional paralelo às Nações Unidas.

- Continua após o anúncio -

O assunto veio à tona durante uma entrevista coletiva na Casa Branca, quando a repórter da TV Globo Raquel Krähenbühl questionou Trump sobre o convite e qual função ele imaginava para Lula, especialmente em meio às tensões entre EUA e Venezuela.

+ Lula prevê campanha de 2026 inundada por fake news como a de Trump

Trump confirma convite a Lula e faz declaração

O republicano não só confirmou a informação sobre o convite feito ao petista como foi enfático ao elogiar o líder brasileiro. “Um grande papel. Eu gosto dele”, afirmou.

O Conselho de Paz, idealizado por Trump, tem como foco inicial a reconstrução e a manutenção da paz na Faixa de Gaza, mas poderá atuar em outras zonas de conflito ao redor do mundo.

- Continua após o anúncio -

Uma das regras mais curiosas da proposta é a possibilidade de membros exercerem mandatos de três anos ou, se preferirem, ocuparem cargos vitalícios mediante o pagamento de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,37 bilhões) em dinheiro vivo.

O presidente Lula demonstrou cautela em relação a decisões políticas internacionais. Ele fez uma declaração após Donald Trump confirmar o convite para o Conselho da Paz dos EUA sobre Gaza.

Lula citou a campanha eleitoral americana como exemplo de manipulação digital, enfatizou a necessidade de equilíbrio para decisões ponderadas e afirmou não se deixar influenciar por pressões externas, destacando a delicada situação global devido ao fluxo acelerado de informações.

- Continua após o anúncio -

Lula deixa Trump ”no vácuo” após convite para integrar Conselho da Paz

A proposta do presidente americano Donald Trump para que o Brasil entre em um novo ‘Conselho de Paz’ para… LEIA MAIS!

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas