
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem monitorado a nova ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 25% aos países com relações comerciais com o Irã. A ordem de Lula é que seus ministros fiquem atentos e negociem com bom diálogo.
De acordo com apurações da CNN Brasil, a ordem dada pelo presidente Lula à equipe de governo tem sido ‘diálogo’ e muita ‘cautela’ para evitar um novo revés econômico com os Estados Unidos. Porém, caso o presidente americano leve adiante a ameaça, Luiz Inácio está disposto a telefonar a Trump para convencê-lo de que a relação comercial entre Brasil e Irã é majoritariamente focada em segurança alimentar.
+ Lutando contra câncer, Carlos Alberto Parreira é internado aos 82 anos
As exportações brasileiras ao Irã somaram, no ano passado, US$ 2,9 bilhões. As vendas são concentradas no agronegócio, sobretudo milho e soja, que representam 87% do total. As importações são ainda menores, um total de US$ 84 milhões. Elas se concentram em fertilizantes, adubos, frutas e castanhas. Ou seja, não envolvem produtos estratégicos ou bélicos.
Vale lembrar que o Irã não está nem na lista dos 30 principais de destinos das exportações brasileiras. Ainda assim, eles são o segundo maior comprador de milho brasileiro, o que gera receio ao agronegócio. “Por hora, segue tudo normal. Não teve nada formalizado ainda”, disse à CNN o ministro da Agricultura, Carlos Favaro. “Vamos com calma. Essa é orientação do presidente: diálogo é a palavra”, acrescentou.
Nesta segunda (12), o Irã afirmou estar preparado para um possível conflito armado com os Estados Unidos, mas também se mostrou aberto a negociações diplomáticas.
+ Atriz da Globo termina casamento de 20 anos e assume romance lésbico
LULA VENCE FLÁVIO BOLSONARO NAS ELEIÇÕES 2026, DIZ PESQUISA!
Na manhã desta terça-feira, 13 de janeiro, foi divulgado pela plataforma de jornalismo ‘Meio e o Instituto Ideia’ uma pesquisa com as intenções de voto para a Presidência da República nas Eleições 2026. Nela, Lula surge com… LEIA MAIS!






