
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, fez um pronunciamento contundente nesta terça-feira (6/1) em resposta às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o controle do país. Rodríguez afirmou que nenhum “agente externo” governa a Venezuela, rejeitando diretamente a visão de Trump de que os Estados Unidos têm influência ou controle sobre o governo venezuelano.
+ Venezuela quer “traidores” presos por ajuda em captura de Maduro
Rebatendo Trump
A declaração de Delcy chega em um momento de intensa tensão política e diplomática entre Caracas e Washington. Recentemente, Trump afirmou em entrevista que ele próprio e membros de sua equipe estariam “no controle” da Venezuela enquanto se trabalha para uma transição governamental após a captura do ex-presidente Nicolás Maduro.
Rodríguez respondeu à altura, afirmando em pronunciamento televisionado que o governo venezuelano é soberano e conduz as decisões internas do país sem interferência externa. “Estamos aqui governando junto ao povo. O governo venezuelano governa nosso país, mais ninguém”, declarou a líder interina.
Crise política e transição tumultuada
A reação ocorre em meio a um cenário turbulento na Venezuela, após uma operação militar dos Estados Unidos que resultou na captura de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. A ação, fortemente criticada por Caracas, motivou um forte discurso de defesa da soberania nacional por parte de Rodríguez.
Pressão externa e cooperação
Apesar da posição firme quanto à soberania, Delcy também já demonstrou abertura para dialogar com Washington. Em declarações anteriores, ela estendeu um convite ao governo americano para trabalhar “em conjunto em uma agenda de cooperação” que respeite o direito internacional e a convivência pacífica entre os países.
Tensão que segue elevada
A resposta de Delcy à declaração de Trump reforça a complexidade da crise venezuelana e a resistência do atual governo em aceitar qualquer narrativa que coloque o país sob influência estrangeira. Com a instabilidade política ainda evidente, a relação entre Caracas e Washington continua tensa e cheia de incertezas.
+ Nikolas reage à captura de Maduro e sugere mesmo destino para Alexandre de Moraes
Filho de Andressa Urach causa polêmica ao fazer declaração sobre conteúdo gravado com a mãe: “Um dia eu… hoje você…”
Andressa Urach voltou a ocupar o centro das atenções nas redes sociais nesta sexta-feira (2) após anunciar o lançamento de um novo conteúdo adulto envolvendo seu filho, Arthur Urach. A repercussão ganhou ainda mais força após a divulgação de uma prévia do conteúdo, que inclui uma fala do rapaz direcionada à própria mãe. Na gravação, o jovem inicia a declaração dizendo que… LEIA MAIS!






