Portal MSN

”Provocações” traz entrevista inédita com Denise Stoklos, na Cultura

O programa “Provocações”, apresentado por Antônio Abujamra e exibido pela TV Cultura, traz na próxima quarta-feira (17/01), às 23h10, a […]

-

-

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!

O programa “Provocações”, apresentado por Antônio Abujamra e exibido pela TV Cultura, traz na próxima quarta-feira (17/01), às 23h10, a entrevista inédita com a atriz e coreógrafa paranaense Denise Stoklos.

- Continua após o anúncio -

Denise, que começou a carreira em 1968, atuando e dirigindo peças de teatro, fala sobre a estagnação intelectual que acredita estar sofrendo o Brasil e a necessidade de uma revolução capaz de derrubar esse atraso. Também comenta sobre sua preferência por textos sociológicos, levando em conta sua formação em Ciências Sociais.

Com larga bagagem internacional, a atriz já representou suas vinte peças em sete idiomas diferentes, percorrendo cerca de trinta países, dentre eles Moscou, Pequim e Ucrânia. Conquistou, dentre outros, o título de melhor atriz no Prêmio Mambembe-RJ (1985), por Um Orgasmo Adulto Escapa do Zoológico; Prêmio Shell (1988), por Mary Stuart; Melhor atriz em Cuba (1989); Festival Internacional da Romênia (1993); e Divulgação do Teatro Brasileiro no Exterior (1990), prêmio da Associação Internacional de Críticos de Teatro.

Dentre as suas marcas profissionais está a criação da técnica do Teatro Essencial, que visa ter em cena o mínimo possível de efeitos e o máximo de teatralidade. No mercado editorial, assina a autoria de sete livros, dentre eles Tipos, de poesia, e o romance Amanhã Será Tarde e Depois de Amanhã nem Existe.

- Continua após o anúncio -

Provocações exibe também trechos dos teleteatros Habeas Corpus e Yerma, da TV Cultura, ambos dirigidos por Antônio Abujamra e encenados por Denise.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!