Portal MSN

Refeito de cirurgia, Paulo José diz que ganhou segurança e volta aos palcos

Um marca-passo implantado no cérebro reinventou a vida do ator Paulo José, informa o jornal O Dia. “Eu sou biônico”, […]

-

-

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.

- Continua após o anúncio -

Um marca-passo implantado no cérebro reinventou a vida do ator Paulo José, informa o jornal O Dia. “Eu sou biônico”, brinca o artista de 72 anos, recuperado de uma cirurgia para atenuar os efeitos do mal de Parkinson, que causa sintomas como tremores , diagnosticado há 16 anos. A bem-humorada declaração sugere ainda seu caráter indestrutível e obstinado, definições bem mais apropriadas ao veterano ator, diretor e pensador, que sofre de um ‘mal’ progressivo e irreversível: quer viver e trabalhar intensamente, sem temer as más ondas que possam aparecer em seu percurso.

Longe dos palcos há nove anos, Paulo José retorna sexta-feira em Um Navio no Espaço ou Ana Cristina Cesar, que inaugura o Teatro Oi Futuro, em Ipanema. Na peça em homenagem à poeta morta na década de 80, o ator divide a cena com Ana Kutner, uma de suas três filhas do casamento com Dina Sfat , a quem também dirigiu. “A vida é feita de acasos. Quem planeja já sabe que vai dar errado. A ideia de fazer o espetáculo está rolando há tempos”, diz Paulo, que atribui à última cirurgia a segurança para voltar às temporadas teatrais. “A operação me fez muito bem e me senti apto a voltar, pois agora controlo melhor os movimentos”, explica.

No tempo de cortinas fechadas, Paulo esteve (muito) envolvido com cinema, TV e projetos da cena cultural, e não perdeu a leveza. “É meu Parkinson de Diversões. Eu me dou bem com a doença. Quando as peças estão saindo da garantia, com a idade, vão aparecendo os problemas. Tem gente que tem gota, o fígado está um patê… A doença é degenerativa, mas o envelhecimento o é”, resume, sabiamente.

- Continua após o anúncio -

A filha companheira de cena é também parceira de vida  “Temos ligação forte demais”, diz Ana e dá sermão quando necessário. Em fevereiro, quando o ator quase se afogou nos mares da Bahia, em intervalo das filmagens de Quincas Berro D’água (Sérgio Machado), Ana assumiu o papel de mãe autoritária. “Soube pelo Jornal Nacional e liguei desesperada. Ele me disse: ‘Mas não foi nada…”. E brincou: "É doce morrer no mar…", conta ela, interrompida pelo pai: “De fato não aconteceu nada, eu nem engoli água, mas tinha um cidadão filmando e virou uma coisa de maluco”, explica.

A preocupação de Ana se estende para o excesso de trabalho de Paulo José, recomendação que o ator pretende  “Vamos ver até quando”, acatar: “Tenho que recarregar meu chip, e minha maneira é tendo muita coisa para fazer”, diz ele, que emendará a peça com o próximo filme de Selton Mello.

- Continua após o anúncio -

Ativo, Paulo José luta há 16 anos contra o mal de Parkinson e, no final do ano passado, fez a primeira etapa de uma cirurgia de estímulo cerebral profundo. De acordo com o chefe da neurocirurgia do Hospital Geral de Ipanema, Salim Michel, esse é o procedimento mais promissor dentro das condutas de hoje.

“É colocado um marca-passo no cérebro que diminui principal- mente o tremor e a agitação. A bateria precisa ser trocada com frequência”, explica o médico. Paulo José ainda vai operar o outro lado do cérebro. “Vou fazer o segundo ato, pois a melhor cirurgia é a bilateral”, diz o ator.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.