
O calor intenso promete dominar o estado do Rio de Janeiro nos próximos dias e já coloca autoridades em alerta. O Centro de Inteligência em Saúde do Estado (CIS/SES-RJ) emitiu um aviso para diversos municípios que podem enfrentar calor severo a partir deste domingo. Entre as cidades estão Belford Roxo, Japeri, Maricá, Piraí, Queimados, São Gonçalo, Seropédica, Nova Iguaçu, Guapimirim e Itaguaí.
+ Turista é mordida por tubarão durante mergulho em Fernando de Noronha
Calor severo e risco extremo no estado
Segundo a Secretaria de Saúde, o alerta é baseado no Índice de Excesso de Calor (EHF), que compara as temperaturas previstas com o histórico dos últimos 30 anos. O nível severo ocorre quando o calor entra entre os 15% mais quentes já registrados. Já o nível extremo, previsto para Guapimirim na terça-feira, é o mais alto da escala.
Rio entra em protocolo de calor
A cidade do Rio de Janeiro já atingiu, nesta sexta-feira, o nível 2 do protocolo municipal de calor, que é acionado quando os termômetros ultrapassam os 36 °C por dias consecutivos. A previsão indica máximas de 37 °C nesta sexta, 38 °C no sábado e 39 °C no domingo, sem chance de chuva.
Autoridades reforçam cuidados
A secretária de Saúde, Cláudia Mello, recomenda hidratação constante, uso de roupas leves, evitar bebidas alcoólicas e não se expor ao sol entre 10h e 16h. As 27 UPAs estaduais funcionarão como pontos de hidratação.
Água liberada para aliviar o calor
Para minimizar os efeitos do calorão, a Cedae distribuirá 10 mil litros de água gelada neste sábado, em Copacabana e no Aterro do Flamengo. A ação será ampliada na segunda-feira para estações de trem e pontos da Região Metropolitana.
Quando a chuva chega?
De acordo com o Alerta Rio, a chuva só deve aparecer de forma isolada a partir da tarde de terça-feira, enquanto o calor segue intenso até lá.
+ Polícia tenta prender dono da Hurb, mas não o encontra
Preso, Bolsonaro faz pedido inusitado e decisão pode gerar repercussão
O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a ser assunto nos bastidores políticos e jurídicos nesta quinta-feira (8). Preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, ele entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando o direito de… LEIA MAIS!






