MSN

Risco de morte súbita de Bolsonaro na cadeia causa pânico

Defesa apresentou quesitos alegando risco de vida do ex-presidente.

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução)
Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução)

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro entrou com um pedido urgente ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando uma perícia médica para avaliar seu estado de saúde e o risco concreto de “morte súbita” caso permaneça no sistema prisional.

- Continua após o anúncio -

Os advogados argumentam que as condições carcerárias não oferecem a estrutura necessária para tratar suas diversas comorbidades, que exigem cuidados contínuos.

Lula acusa Bolsonaro de ter milhões de seguidores só por falar bobagem

Perícia da PF vai analisar possível risco de morte de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes determinou a realização de uma junta médica pela Polícia Federal, que deverá ser concluída em até 10 dias.

Para acompanhar o trabalho pericial, a defesa indicou o cirurgião Cláudio Birolini como assistente técnico. O laudo será crucial para decidir sobre o pedido de prisão domiciliar humanitária.

- Continua após o anúncio -

Os advogados apresentaram ao STF  as condições para o pedido: apneia obstrutiva do sono grave, hipertensão arterial, doença aterosclerótica, insuficiência renal limítrofe, esofagite erosiva e soluços incoercíveis.

Um dos pontos de maior alerta é o uso de medicamentos para controlar os soluços, como clorpromazina e gabapentina, que podem causar sonolência, alucinações e alterações de consciência. Combinados à sarcopenia (perda muscular) e a um histórico recente de queda com traumatismo craniano, esses fatores elevariam o risco de novos acidentes.

O pedido é embasado no artigo 117 da Lei de Execução Penal e na Constituição Federal, alegando que apenas o regime domiciliar garantiria o direito à vida e à dignidade. O documento foi assinado pelos advogados Celso Vilardi, Paulo da Cunha Bueno, Daniel Tesser e Gabriel Domingues.

- Continua após o anúncio -

Enquanto isso, o ex-presidente foi transferido para a Papudinha. Moraes autorizou a instalação de grades de proteção e barras de apoio em sua cela, mas a defesa insiste que apenas a casa ou um hospital ofereceriam a segurança necessária.

Nikolas Ferreira expõe ligação de Moraes e Toffoli em escândalo com Banco Master

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) fez graves acusações contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes… LEIA MAIS!

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas