
Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, disse que o governo de Donald Trump irá anunciar uma “resposta” após o julgamento de Jair Messias Bolsonaro. Durante entrevista, ele citou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) e falou sobre o que chamou de “perseguição” contra o ex-presidente.
+ Donald Trump reage à condenação de Bolsonaro: ‘Muito insatisfeito com isso’
“Haverá uma resposta dos EUA a isso. Teremos alguns anúncios na próxima semana ou algo assim sobre as medidas adicionais que pretendemos tomar”, disse Rubio em entrevista à Fox News.
O secretário ainda citou decisões do magistrado que teriam atingido as chamadas “big techs” sediadas nos Estados Unidos e em atividade no Brasil. Após anunciar o tarifaço, os Estados Unidos já aplicaram algumas medidas como o cancelamento de vistos de autoridades e a Lei Magnitsky.
Em seu perfil na Truth Social, Donald Trump chegou a demonstrar o seu apoio a Bolsonaro, chamando as investigações contra o ex-presidente de “caça às bruxas”.
Condenação de Bolsonaro
O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF (Suplemo Tribunal Federal) a 27 anos e três meses de prisão. O ministro relator, Alexandre de Moraes, votou a favor da condenação, assim como Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Luiz Fux foi o único a abrir divergência em relação ao voto do relator.
A defesa de Bolsonaro disse “respeitar” a decisão, mas considerou as penas “excessivas”. “A defesa do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, recebe a decisão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal com respeito. Contudo não pode deixar de manifestar profunda discordância e indignação com os termos da decisão majoritária. A defesa do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, recebe a decisão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal com respeito. Contudo não pode deixar de manifestar profunda discordância e indignação com os termos da decisão majoritária“, explicaram.






