O ‘Ação’ deste sábado, dia 01, discutirá a importância da inclusão do jovem no mercado de trabalho. E para debater este tema, Serginho Groisman receberá o ex-jogador de futebol Raí, instituidor da Fundação Gol de Letra, e o cientista social Carlos Magri, representante do Instituto Ethos.
O programa mostrará o trabalho da Espro – Associação de Ensino Social Profissionalizante -, que desenvolve cursos e oficinas de preparação dos jovens para o mercado de trabalho. Este projeto mostra que com um treinamento simples, oferecendo noções essenciais para o bom desempenho profissional, os atendidos aprendem a trabalhar em equipe, aprimoram suas noções de ética e, assim, se destacam no momento de disputar uma vaga no mercado. A Espro oferece cursos de 6 meses de duração para jovens maiores de 14 anos e em seguida, os mesmos são encaminhados como menores aprendizes para diversas empresas.
Outro projeto que se destaca nesta área é a parceria do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola – com a Fundação Roberto Marinho para a profissionalização de jovens. Os jovens aprendem de uma forma lúdica e dinâmica os segredos do mundo dos negócios.
No estúdio, Serginho Groisman conversará com o ex-jogador de futebol Raí, instituidor da Fundação Gol de Letra, e com o estudioso Carlos Magri, do Instituto Ethos, sobre o desenvolvimento dos projetos de preparação para o mercado de trabalho e sobre a importância dos mesmos para o desenvolvimento dos jovens brasileiros e do próprio país. Raí conta como surgiu a ideia da Fundação e como a mesma atua neste setor. "Uma carteira de trabalho mexe com a auto-estima de uma família inteira. Quebra a ideia de que um jovem sem recursos não tem perspectivas", garante. Carlos Magri mostra otimismo ao falar do tema, "Nossa população está com mais acesso à educação hoje em dia e são essas iniciativas as responsáveis por isso.", aponta.
O ‘Ação’ vai ao ar aos sábados, logo após o ‘Globo Universidade’