
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem surpreendido aliados ao afirmar, em conversas reservadas, que acredita na vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2026. Segundo informações da coluna da Bela Megale, do ‘O Globo’, Tarcísio tem dito que Lula “está com a eleição na mão” e que dificilmente será derrotado no próximo pleito.
+ Tarcísio acusa governo Lula de “vale tudo” após ser ligado a articulação contra MP do IOF
Pesquisa Quaest reforçou análise de Tarcísio
Essas declarações teriam sido feitas logo após a divulgação da mais recente pesquisa Quaest, publicada na quarta-feira (8). O levantamento apontou uma queda de 16 pontos na diferença entre a aprovação e a reprovação do governo Lula em apenas cinco meses. Mesmo assim, o presidente segue liderando as intenções de voto com 39% no primeiro turno, enquanto Tarcísio aparece com 18%. Em um eventual segundo turno, o petista mantém vantagem de 12 pontos sobre o governador.
Estratégia política e bastidores do poder
Tarcísio tem avaliado que Lula pode até vencer no primeiro turno, dependendo da fragmentação da direita. Entretanto, o governador também acredita que o presidente enfrentará desafios econômicos significativos, especialmente por conta do aumento dos gastos públicos e do desequilíbrio fiscal. Sua recente articulação para barrar a Medida Provisória que elevava tributos como alternativa ao IOF teria sido um recado direto à gestão petista.
+ Lula venceria Jair Bolsonaro, Michelle e Tarcísio no 2º turno das Eleições de 2026, diz Quaest
Nos bastidores, líderes do centrão enxergam as falas de Tarcísio como uma estratégia para se afastar momentaneamente do foco político. Apesar do discurso de que pretende disputar a reeleição em São Paulo, a avaliação é de que ele se prepara, discretamente, para uma candidatura ao Palácio do Planalto em 2026.






