
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (17) a imposição de tarifas comerciais punitivas contra oito países europeus que se opõem ao seu plano de comprar a Groenlândia.
Em uma postagem em sua rede social Truth Social, Trump declarou que Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia pagarão uma tarifa de 10% sobre todos os produtos enviados aos Estados Unidos a partir de 1º de fevereiro.
+ Lula acusa Bolsonaro de ter milhões de seguidores só por falar bobagem
Tarifa de Trump sobre a Europa é resposta a tropas na Groenlândia
A medida, segundo ele, é uma resposta ao envio de um pequeno contingente militar desses países à ilha nesta semana, em uma “suposta missão de reconhecimento”.
Trump alertou que “medidas enérgicas” devem ser tomadas e que a tarifa aumentará para 25% em 1º de junho, permanecendo em vigor “até que os EUA cheguem a um acordo para a compra completa da Groenlândia”.
Em sua mensagem, o presidente americano usou um tom alarmista e desdenhoso. “A paz mundial está em jogo! A China quer a Groenlândia e a Dinamarca não pode fazer nada a respeito”, afirmou, acrescentando que a ilha seria protegida apenas por “dois trenós puxados por cães”. Ele também afirmou que os países europeus “foram à Groenlândia para fins desconhecidos” e estão jogando um “jogo muito perigoso”.
A movimentação ocorre em meio a crescente tensão. Na sexta-feira, uma delegação do Congresso dos EUA visitou a Groenlândia para demonstrar apoio ao território e ouvir os moradores locais, em uma tentativa de “amenizar a situação”, conforme declarou o senador democrata Chris Coons.
Trump, no entanto, mantém sua posição firme, afirmando repetidamente que a Groenlândia é vital para a segurança dos EUA e que Washington obterá o controle da ilha “por bem ou por mal”.
Trump desafia Lula a integrar grupo pela paz em Gaza
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi surpreendido com um convite direto do mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump… LEIA MAIS!






