
A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos provocou uma reação explosiva do presidente Donald Trump nesta sexta-feira (20). Após a Corte derrubar as taxas impostas com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA), o republicano disparou contra os ministros e anunciou novas tarifas globais de 10%.
+ BBB26: Babu sofre acidente na Prova do Líder e Tadeu Schmidt se desespera
Visivelmente irritado, o presidente classificou o julgamento como “idiota e estúpido” e afirmou que está “absolutamente envergonhado” com o posicionamento dos magistrados. Para ele, a normativa lhe permitiria embargar países, mas, “absurdamente”, não cobrar tarifas.
Presidente promete medidas ainda mais duras
Trump afirmou que já prepara alternativas ainda mais fortes para substituir as tarifas rejeitadas. Em seu ataque direto à Corte, acusou os ministros de terem sido influenciados por “interesses estrangeiros” e movimentos políticos menores que “os votos de milhões de pessoas”.
O julgamento, que tramitava desde o ano anterior, já havia sido considerado ilegal por um tribunal de apelação. O Departamento de Justiça tentou reverter a decisão, mas novamente saiu derrotado, abrindo caminho para que os Estados Unidos tenham de devolver bilhões arrecadados desde o início do tarifaço.
Impacto bilionário e alerta de especialista
No parecer da maioria, o juiz John Roberts destacou que Trump reivindicou um “poder extraordinário” e que, para exercê-lo, seria necessária uma autorização explícita do Congresso.
Um estudo do grupo de pesquisa Penn-Wharton Budget Model, da Universidade da Pensilvânia, aponta que o governo norte-americano deve reembolsar mais de R$ 911,87 bilhões (US$ 175 bilhões) em tarifas recolhidas.
A crise jurídica e política promete novos capítulos — e Trump, ao que tudo indica, está disposto a escalar ainda mais o confronto.
+ BBB26: Participante é retirado da Prova do Líder
Fim do BBB26? Participante diz a aliados que apertará botão de desistência
O clima dentro do BBB 26 voltou a ficar tenso — e a continuidade do programa começa a ser colocada em xeque pelos próprios participantes. Após uma sequência inédita de quatro saídas — Henry Castelli, Pedro Espíndola, Paulo Augusto e Sol Vega — agora quem ameaça deixar o reality é… LEIA MAIS!






