A TV Cultura exibe nesta quinta-feira (25/01), às 18h45, o documentário Portas da Cidade, que resgata São Paulo das décadas de 40 e 50, por meio do glamouroso centro histórico, hoje Centro Velho da capital. Esta é uma das atrações especiais da emissora, em homenagem aos 453 anos da maior cidade do país.
O curta-metragem mostra imagens de diversas regiões do Centro Antigo, além de fotos e músicas de artistas da época. Também traz detalhes sobre a vida e a noite da boemia paulistana nessas décadas douradas, retratados por meio de lembranças e visões simples de dois porteiros que por anos trabalharam na região, presenciando grandes eventos como o Primeiro Festival de Cinema de São Paulo, recepcionando personalidades mundiais e acompanhando o surgimento de grandes hotéis e bares, dentre eles o Cambridge Hotel e o Bar Brahma, cenários de encontros célebres entre artistas, empresários e políticos.
A viagem em busca dessa época de ouro passa ainda pela Estação da Luz e termina no Hotel Cineasta, antigo Cinelândia Hotel, recanto de artistas e famílias nobres na época em que a avenida São João era símbolo de riqueza e prosperidade. Por ele passaram Oscarito, Bibi Ferreira, Orlando Silva e Dercy Gonçalves, que o considerava seu segundo lar.
O filme também fala das construções dos jardins do Vale do Anhangabaú, que acabaram com as famosas fazendas de chá; dos arranha-céus como o Martinelli; das construções da Avenida Ipiranga, obedecendo sempre padrões europeus; da construção do Copan; do Edifício Itália; e da conclusão da Catedral da Sé.
Portas da Cidade recebeu quatro prêmios em 2004, como melhor documentário pelo New York Brazilian Film Festival, Melhor filme pela crítica especializada, no 3º Catarina Festival de Documentário, e melhor fotografia e montagem de curta metragem no Festival de Cinema de Maringá.






