Portal MSN

TV Globo e Globo News exibem especiais sobre os 200 anos da corte portuguesa no Brasil

A partir deste sábado, dia 10, a Globo News e a TV Globo começarão a exibir séries e matérias especiais […]

-

-

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.

A partir deste sábado, dia 10, a Globo News e a TV Globo começarão a exibir séries e matérias especiais sobre os 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil. Para a realização do projeto, coordenado por Rosa Magalhães, diretora do canal por assinatura, duas equipes viajaram para o Velho Continente. A jornalista Sandra Moreyra foi à França, enquanto Mônica Sanches esteve na Inglaterra. Em seguida, as duas equipes se encontraram em Portugal. As matérias serão exibidas de novembro a março, marcando a saída da corte de Portugal, a chegada em Salvador e a ida para o Rio de Janeiro.

- Continua após o anúncio -

Globo News
Na Globo News, a série “1808 – A Corte no Brasil” terá 16 episódios exibidos de novembro a março. O programa abordará diferentes aspectos deste fato histórico, mostrando as implicações políticas, econômicas e culturais, tanto na Europa como no Brasil. A primeira etapa, com seis episódios, será exibida aos sábados, de 10 de novembro a 15 de dezembro, às 21h05. A segunda etapa, também com seis episódios, irá ao ar aos sábados, de 05 de janeiro a 09 de fevereiro de 2008, às 21h05. A terceira e última etapa, com quatro episódios, irá ao ar de 01 a 22 de março, aos sábados, às 21h05.

Jornal Nacional
No final de novembro, o telejornal mostrará três reportagens especiais.: a primeira mostrando os motivos que fizeram a corte tomar a decisão de se mudar para o Novo Continente; a segunda sobre a saída da corte de Portugal; e a terceira sobre a travessia rumo à América. Em janeiro – mês em que, há 200 anos, os portugueses avistaram a Bahia -, o JN exibirá matérias exatamente sobre a chegada da corte a Salvador, a abertura dos portos e os preparativos no Rio de Janeiro à espera da corte. A segunda reportagem mostrará a escravidão nas ruas de Salvador e a reação da família real ao perceber a extensão do tráfico criminoso de escravos. Em março, mais oito reportagens mostrarão como foi a administração do Império no Rio, os gastos excessivos, a realidade de um povo abandonado, o retorno da corte à Europa e a herança deixada no Brasil.

Bom Dia Brasil
Além de matérias de comportamento com curiosidades sobre os costumes e a cultura européia e seus reflexos no Brasil, o quadro “Arte da Mesa” terá edições especiais.

- Continua após o anúncio -

Jornal Hoje
O Jornal Hoje também exibirá matérias especiais sobre os 200 anos da viagem da corte ao Brasil. Serão duas reportagens sobre alimentação e vestuário.

Jornal da Globo
“Por que a Família Real fugiu para o Brasil?”. Esse será o tema de uma das três reportagens especiais que o Jornal da Globo exibirá no período. O Jornal da Globo fará um passeio pelo Brasil do Século XIX para revelar onde a população se concentrava e quais eram as maiores cidades. A última matéria especial do Jornal da Globo, que irá ao ar em março de 2008, mostrará o que a Família Real deixou no Brasil e como este acontecimento acelerou o desenvolvimento do país, que não podia ter indústrias, imprensa e universidades.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.