MSN

- Publicidade -

TV Globo escala 160 profissionais para a cobertura da Copa do Mundo na Alemanha

Trabalhando há dois anos para a cobertura da Copa do Mundo, a TV Globo apresentará sua programação especial a partir […]

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!

Trabalhando há dois anos para a cobertura da Copa do Mundo, a TV Globo apresentará sua programação especial a partir do dia 04 de junho. Aproximadamente 160 profissionais – entre jornalistas, engenheiros e técnicos – estarão na Alemanha para acompanhar todos os detalhes do Mundial que começa dia 09 de junho, em Munique. Detentora exclusiva dos direitos de transmissão entre as TVs abertas do Brasil, a emissora vai exibir, ao vivo, 56 dos 64 jogos que serão disputados na competição. O telespectador poderá assistir, no dia seguinte, em compactos de 20 minutos, às oito partidas restantes que acontecerão em horários simultâneos.
A cobertura jornalística será feita por sete equipes de reportagem totalmente dedicadas ao dia-a-dia da Seleção Brasileira, acompanhando os passos dos jogadores e da comissão técnica. Outras equipes, em diferentes cidades da Alemanha, vão mostrar o treinamento e o desempenho das demais seleções. A torcida verde-e-amarela – tanto na Alemanha quanto no Brasil – também terá destaque nas reportagens.

- Continua após o anúncio -

A novidade desta Copa do Mundo serão os programas que a TV Globo fará aos domingos, a partir do dia 04 de junho, que terão Galvão Bueno, Pedro Bial e Fátima Bernades no comando da edição de estréia. Os especiais terão 50 minutos de duração e serão exibidos logo após Sob Nova Direção. O primeiro programa tratará das expectativas e dos preparativos para o início do Mundial e apresentará o país-sede e suas curiosidades. Outras duas edições vão ser exibidas nos domingos seguintes: dia 11, quando oito partidas já terão sido realizadas; e dia 18, quando o Brasil fará sua segunda partida no Mundial.

O programa especial apresentado por Galvão Bueno também terá edições nos dias dos jogos da Seleção Brasileira, logo após a exibição do Jornal da Globo. Para discutir os melhores momentos da partida, os lances duvidosos e o desempenho do time verde-amarelo em campo, Galvão receberá diferentes convidados a cada edição e, no dia 13, depois do jogo de estréia, conversará com o ex-jogador da Seleção Brasileira Leonardo.

Deborah Colker assina a coreografia de 40 bailarinos, que formam figuras associadas ao futebol, nos clipes que marcarão a programação visual da Copa na TV Globo. Em movimentos de dança, eles desenham, por exemplo, uma bola, um goleiro defendendo um chute, um gol, etc. A finalização ganhou efeitos de computação gráfica na editoria de Arte da Central Globo de Jornalismo. O filme será mostrado pela primeira vez no Fantástico do dia 04 de junho e depois exibido na grade de programação da emissora.

- Continua após o anúncio -

Na lista de jornalistas, comentaristas e narradores que participarão da cobertura da Copa do Mundo de 2006 estão: Abel Neto, André Trigueiro, Ari Peixoto, Arnaldo César Coelho, César Tralli, Cléber Machado, Cristiane Pelajo, Ernesto Paglia, Fátima Bernardes, Galvão Bueno, Glenda Kozlowski, João Pedro Paes Leme, José Roberto Wright, Luís Roberto, Marcos Uchoa, Maurício Kubrusly, Mauro Naves, Paulo Roberto Falcão, Pedro Bassan, Pedro Bial, Régis Rösing, Renato Ribeiro, Renato Marsiglia, Sandra Annemberg, Sérgio Noronha e Tadeu Schmidt.

Em Weggis, na Suíça, os repórteres Abel Neto, Mauro Naves e Tino Marcos já acompanham a concentração da Seleção Brasileira, que chegou à cidade européia na última segunda-feira. Todos os telejornais da emissora estão transmitindo diariamente as últimas notícias da fase pré-Copa. Antes da primeira partida na Alemanha, contra Croácia, no dia 13, o time do técnico Carlos Alberto Parreira se apresentará em dois amistosos – dia 30, contra o FC Luzern, com transmissão a partir das 15h30 (horário de Brasília), e dia 04 de junho, contra a seleção da Nova Zelândia. A TV Globo exibirá este jogo, ao vivo, às 13h (horário de Brasília).

- Continua após o anúncio -

A TV Globo iniciou o planejamento da Copa do Mundo 2006 há mais de dois anos. Foram feitas quatro visitas prévias à Suiça e aos locais por onde a Seleção Brasileira pode passar durante o Mundial para desenhar a cobertura, que começou em maio do último ano.

O jornalista Renato Ribeiro fez sua primeira reportagem da Alemanha, onde atua como correspondente especial, no dia 09 de maio, no Jornal Nacional e a data não foi escolhida por acaso: exatamente um ano antes do início do Mundial. Sediado em Berlim, o correspondente viajou pelas 12 cidades que vão abrigar os jogos do campeonato. Durante um ano, mostrou o que acontece no país e revelou detalhes e preparativos da Alemanha para receber a mais importante competição de futebol do mundo.

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!
Prêmio Área VIP 2025

Últimas