MSN

- Publicidade -

Venezuela quer “traidores” presos por ajuda em captura de Maduro

Decreto ordena caçada nacional a suspeitos de apoiar ofensiva americana

Joaquim Mamede
Joaquim Mamede
Professor, pesquisador e redator. Formado em Letras pela UFRJ, Mestre e, atualmente, doutorando em Literatura Portuguesa, uno a paixão pela escrita ao prazer da redação aqui no Área Vip. Gosto de escrever sobre Música, Artes e Cultura Pop.
Nicolás Maduro - Foto: YouTube
Nicolás Maduro – Foto: YouTube

O governo que atualmente controla a Venezuela decretou a prisão imediata de todas as pessoas envolvidas no ataque dos Estados Unidos a Caracas, ação que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro no último sábado (3/1). O decreto, que já estava em vigor desde o dia da operação, teve seu texto publicado na íntegra nesta segunda-feira (5/1), ampliando a tensão no país.

- Continua após o anúncio -

Imagem de Nicolás Maduro em audiência em Nova York é divulgada

Decreto ordena prisões em todo o território

Segundo o documento oficial, órgãos de polícia nacional, estadual e municipal devem iniciar, de forma imediata, a busca e captura de qualquer pessoa suspeita de promover ou apoiar o ataque armado dos EUA contra o território venezuelano. Os detidos deverão ser encaminhados ao Ministério Público e ao sistema de Justiça penal, com a promessa de cumprimento das garantias legais e do direito à defesa.

O Artigo 5º do decreto deixa claro que a medida atinge civis e agentes que, de alguma forma, tenham colaborado ou manifestado apoio à ação militar americana.

- Continua após o anúncio -

Ataque dos EUA e captura do presidente

No sábado (3/1), forças dos Estados Unidos realizaram ataques a diferentes regiões da Venezuela. Pouco depois, o presidente norte-americano Donald Trump confirmou a captura de Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, durante a ofensiva.

Maduro vinha sendo apontado por autoridades americanas como chefe do chamado Cartel de los Soles, grupo recentemente classificado pelos EUA como organização terrorista internacional, acusado de envolvimento com narcotráfico e crimes transnacionais.

- Continua após o anúncio -

Detenção em Nova York

Após a captura, Maduro e Cilia Flores foram retirados do país e levados para os Estados Unidos. O líder venezuelano está detido no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, em Nova York, conhecido como “a prisão dos famosos”.

Enquanto aguarda julgamento por acusações de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas, a situação política na Venezuela segue instável, com clima de perseguição, incertezas e forte repercussão internacional.

Vídeo: Avião com Nicolás Maduro chega aos Estados Unidos

Filho de Andressa Urach causa polêmica ao fazer declaração sobre conteúdo gravado com a mãe: “Um dia eu… hoje você…”

Andressa Urach voltou a ocupar o centro das atenções nas redes sociais nesta sexta-feira (2) após anunciar o lançamento de um novo conteúdo adulto envolvendo seu filho, Arthur Urach. A repercussão ganhou ainda mais força após a divulgação de uma prévia do conteúdo, que inclui uma fala do rapaz direcionada à própria mãe. Na gravação, o jovem inicia a declaração dizendo que… LEIA MAIS!

Joaquim Mamede
Joaquim Mamede
Professor, pesquisador e redator. Formado em Letras pela UFRJ, Mestre e, atualmente, doutorando em Literatura Portuguesa, uno a paixão pela escrita ao prazer da redação aqui no Área Vip. Gosto de escrever sobre Música, Artes e Cultura Pop.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas