O WhastApp se tornou o aplicativo de mensagens mais usado do Brasil. Conhecido popularmente como “ZapZap”, ele passará por uma mudança após nova atualização trazendo uma grande novidade aos usuários.
O app passará a exibir anúncios na aba “status”. Além disso, quem quiser acessar conteúdos exclusivos dos canais terá que pagar. Anteriormente, os anúncios podiam ser criados apenas com contas comerciais, sendo vinculados em outras plataformas como o Instagram e Facebook.
No entanto, percebendo a quantidade de usuários e popularidade, a Meta decidiu encontrar uma nova maneira de monetizar. A expectativa é que os anúncios apareceram da mesma maneira que são vistos nos Stories do Instagram, entre os conteúdos do status.
Terei que pagar para usar o WhatsApp?
Não! Os planos de assinaturas serão totalmente opcionais, sendo indicados apenas aquelas pessoas que desejam receber conteúdos exclusivos dos canais do WhatsApp, como textos, imagens e vídeos.
+ Primeira audiência do caso de Jeff Machado: mãe decora mensagens de WhatsApp para o seu depoimento
Além disso, essa será uma forma extra dos criadores de conteúdo monetizarem o seu trabalho, algo que já vem sendo feito no Facebook, com as estrelas e assinaturas. Cada vez mais as plataformas se preocupam em oferecer incentivos para os produtores de conteúdo ganharem dinheiro e produzirem um conteúdo de qualidade para seus seguidores.
Outra novidade é que as contas comerciais também poderão promover seus próprios canais, que ficarão em destaque para os usuários. A estratégia visa melhorar a experiência e tornar o WhatsApp cada vez mais parecido com uma rede social, como já tem sido feito em atualizações anteriores como as chamadas “Comunidades” e os grupos, usados atualmente para objetivos diversos como reunir amigos, família e fazer negócios.