Portal MSN

MSN

Análise: Um ponto contra e outro a favor da reprise de Tieta no Vale a Pena Ver de Novo

Globo assume riscos ao apostar numa novela de 35 anos para seus finais de tarde

-

-

André Santana
André Santana
Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.
Novela Tieta. (Foto: divulgação/Globo)
Novela Tieta – Foto: divulgação/Globo

Nem Cordel Encantado (2011), nem A Dona do Pedaço (2019). Contrariando todas as expectativas, a Globo optou por reapresentar Tieta (1989) no Vale a Pena Ver de Novo. O clássico de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn estreia em 2 de dezembro.

- Continua após o anúncio -

Trata-se da reprise mais antiga da história do Vale a Pena Ver de Novo – 35 anos separam a exibição original do repeteco. No entanto, a escolha parece adequada, dada a importância histórica da trama. É um bom título para abrir as celebrações dos 60 anos da Globo.

Porém, exibir uma novela tão antiga significa correr alguns riscos. Afinal, a recepção do público pode ser bem diferente daquela obtida há 35 anos. Não apenas por conta do teor da trama, mas também pela qualidade da imagem. Há prós e contras acerca da escolha da Globo.

- Continua após o anúncio -

+ Globo toma atitude drástica com reprise de Tieta e cortará novela quase pela metade

Um ponto a favor

A Edição Especial de Mulheres de Areia (1993) exibida pela Globo no ano passado quebrou alguns tabus na emissora. Antes da reprise da novela de Ivani Ribeiro, a emissora dificilmente reapresentava uma novela anterior a 1996, com receio de que o público pudesse rejeitar a qualidade de imagem inferior.

- Continua após o anúncio -

Pois a saga de Ruth e Raquel, vividas por Gloria Pires, mostrou que o público não se importa com a imagem um tanto mais embolorada, desde que a história narrada valha a pena. Mulheres de Areia é um novelão e, como tal, agradou o público do horário.

O êxito da reprise de Mulheres de Areia, sem dúvidas, encorajou a Globo a voltar a apostar numa trama antiga. E, desta vez, mais antiga ainda, já que Tieta foi feita quatro anos antes. No entanto, a história da novela é ótima e as atuações são primorosas. Sendo assim, são grandes as chances de, mais uma vez, o público ignorar a imagem ruim.

+ Estrela de abertura de Tieta, Isadora Ribeiro questiona Globo: “haverá corte”

Um ponto contra

Regina Duarte e Lima Duarte em Roque Santeiro - Foto: Divulgação/Globo
Regina Duarte e Lima Duarte em Roque Santeiro – Foto: Divulgação/Globo

Tieta disputa com Roque Santeiro (1985) o título de novela mais vista da história da Globo. Os dados são inconclusivos, mas é justo colocá-las lado a lado como as mais exitosas novelas das oito da emissora de todos os tempos.

Por isso mesmo, Roque Santeiro foi a escolhida da Globo para celebrar os 50 anos da TV brasileira e os 35 anos da emissora em 2000. A novela de Dias Gomes e Aguinaldo Silva ganhou uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo, que estreou justamente em dezembro daquele ano.

Porém, os resultados foram bastante modestos. Roque Santeiro integra qualquer lista das novelas mais importantes da teledramaturgia brasileira, mas, naquela ocasião, a trama estrelada por Lima Duarte e Regina Duarte não repetiu o sucesso do passado. Será que Tieta terá melhor sorte?

+ Tieta: Confira a sinopse da trama e relembre os personagens

Perspectivas

Por enquanto, a repercussão da volta de Tieta tem sido bastante positiva. Mesmo com o temor de a novela sofrer com cortes de sequências mais picantes – até mesmo a abertura, com a nudez de Isadora Ribeiro, deve ser refeita – , ainda assim os noveleiros aprovaram a escolha.

Se Tieta tem condições de manter os bons números herdados de Alma Gêmea – ou quiçá até ampliá-los – só o tempo vai dizer. Mas a oportunidade de revisitar um clássico deste quilate deve ser sempre celebrada, sem dúvidas.

Além disso, o eventual sucesso de Tieta pode abrir precedentes para uma nova fase do Vale a Pena Ver de Novo. A emissora pode transformar a faixa de reprises, definitivamente, numa faixa de clássicos, oportunizando a volta de tramas como Barriga de Aluguel (1990) ou Pedra Sobre Pedra (1992). Os fãs de boas novelas agradecem.

**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

André Santana
André Santana
Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.