
Em ‘Dona de Mim’, Filipa (Cláudia Abreu) sempre foi uma mulher intensa, que vai da alegria extrema à tristeza profunda em pouco tempo. Mas isso está começando a incomodá-la. Ela decide fazer terapia e depois de algumas sessões de terapia, a mulher de Abel (Tony Ramos) vai procurar um psiquiatra. Ao receber o diagnóstico, ela vai se surpreender.
Nos próximos capítulos da novela de Rosane Svartman, Filipa vai descobrir que sofre de transtorno bipolar. Isso vai ser descoberto aos poucos. Na terapia, a psicóloga irá sugerir trabalho conjunto com um psiquiatra, o que deixará Filipa ansiosa e sem conseguir dormir.
Solange Couto comemora participação em ‘Dona de Mim’
Filipa não vai aceitar bem a orientação. “Eu nunca tive que ir num psiquiatra! Eu estou ansiosa! Nunca viu ninguém ansioso!?”, dirá Filipa para a psicóloga. Um tempo depois, no consultório, Filipa ouvirá do médico que tem transtorno bipolar e ficará assustada. “Filipa, ninguém possui a verdade absoluta. Só que conversando com a sua analista, nas nossas consultas, avaliações, indica sim um quadro compatível com um transtorno bipolar”, dirá o médico. “Essa palavra assusta. Como eu peguei isso?”, questiona ela.
O médico, então, explica o transtorno. “Olha, fatores genéticos são levados em consideração, bem como fatores fisiopatológicos, mas situações traumáticas muito intensas também podem agravar”, dirá ele.
Globo escolhe substituta para ‘Dona de Mim’, que mostrará os bastidores reais do universo sertanejo
Filipa quer saber como se livrar do transtorno. “Como eu fico curada?”, pergunta. “Não tem cura. Existe tratamento, profilaxia para evitar as crises, psicoterapia, temos uma série de ferramentas para te ajudar a aprender a conviver com o transtorno. Com a medicação certa, psicoterapia, um estilo de vida mais saudável… o cenário muda”, dirá o médico.






