
Ana Hickmann, do ‘Hoje em dia’, da Record TV, vai apresentar uma série no streaming. ‘Reinventando Clô’, do Universal+, é um documentário reality com seis episódios sobre a trajetória de Clodovil Hernandes.
Em cada programa, um profissional da moda mostrará uma releitura de uma criação do estilista. A produção vai utilizar ainda vestidos marcantes criados por ele como ponto de partida para explorar diferentes épocas de sua vida.
Ana Hickmann revela a decisão mais ‘ousada’ de sua vida e dispara: “Mas a mais acertada”
Estilista de sucesso na década de 70, Clodovil também fez carreira na TV e na política. Ele entrou na Globo para fazer o ‘TV Mulher’, nos anos 1980, e depois passou por várias emissoras. Em 2006, foi eleito o quarto deputado federal mais votado do país.
Ao longo da carreira, se envolveu em diversas polêmicas, incluindo uma relação conturbada com Marília Gabriela, com quem trabalhou na TV. Ele morreu aos 71 anos, em 2009, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).
Trajetória
Natural do interior de São Paulo, Clodovil começou sua carreira como costureiro no final da década de 1950, consagrando-se em nível nacional na década de 1970, ao lado de outros grandes pioneiros como Dener Pamplona de Abreu (1937-1978).
Record engaveta série de Clodovil
Com seu ateliê baseado na cidade de São Paulo, Clodovil desenhou roupas de alta-costura para muitas mulheres ricas e famosas em todo o país, mas também se dedicou ao prêt-à-porter, voltado para um vestuário mais popular, e ao figurinismo do cinema e do teatro. Defendeu a importância e o fortalecimento da moda brasileira no cenário internacional.
O interesse por moda começou ainda criança, quando dava palpites de vestuário para a mãe, as tias e as primas, escondido do pai, dono de uma loja de tecidos em Floreal, que não podia saber disso, e ele costumava desenhar croquis em cartolina em seu tempo livre.






