Claudete Troiano (Divulgação/TV Aparecida)
Claudete Troiano (Divulgação/TV Aparecida)

Claudete Troiano percorreu as ladeiras do Pelourinho, em Salvador. Foi num dos casarões locais que ela entrou em busca de uma pessoa que faz a cabeça de celebridades locais como Ivete Sangalo, Isis Valverde, Daniela Mercury e Lázaro Ramos: Negra Jhô, bastante conhecida por seu trabalho com penteados e turbantes afros.

Além de entrevistar a cabeleireira famosa para seu programa, Santa Receita, da TV Aparecida, que vai ao ar nesta sexta-feira (25), a apresentadora fez questão de usar os acessórios estilizados na cabeça.

Dançarina, atriz e escritora são outras habilidades dessa “artesã capilar”. Negra Jhô, que nasceu em um quilombo, já foi vendedora de peixe, cozinheira, lavadeira, atendente de loja, recepcionista e eleita cinco vezes a negra mais bela da Feira de Santana-BA.

A minha luta foi desde criança quando eu perdi minha mãe, com 5 anos. Eu sabia que minha vida não ia ser nada fácil, como não foi, mas nada desisti“, disse Negra Jhô em conversa com Claudete, lembrando ainda o bullying que sofreu por seu cabelo: “Eu tinha vontade de ter cabelos e eu usava um turbante como se fosse cabelo. O  meu cabelo era discriminado quando eu era pequena porque o povo dizia que era de João“.

Claudete Troiano e Negra Jho (divulgação/TV Aparecida)Claudete Troiano e Negra Jho (divulgação/TV Aparecida)
Claudete Troiano e Negra Jho (divulgação/TV Aparecida)Claudete Troiano e Negra Jho (divulgação/TV Aparecida)

Ainda durante a entrevista à apresentadora do Santa Receita, Negra Jhô falou do empoderamento da mulher, independente de sua raça: “Quando falam o negro, defendo, sim, a minha cultura negra, mas eu não falo do povo negro, falo do ser humano. Eu penso: tenho plena certeza que a mulher  tem que lavar, passar, cuidar. Ela tem que pegar o “bujão” do gás, se precisar, a garrafa de água, se precisar. Pra mim, a mulher tem que ser forte, grande, guerreira, mãe e verdadeira“.

Confira também:

‘TV Aparecida’ promove concurso para talentos musicais sertanejos



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here