Portal MSN

Confira uma entrevista com Íris Abravanel falando sobre o remake de ‘Chiquititas’

Irís Abravanel é professora, cronista e autora do livro Recados Disfarçados e de telenovelas, Iris Abravanel é responsável por reativar, […]

-

-

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.
Tiago Archanjo/AgNews

Irís Abravanel é professora, cronista e autora do livro Recados Disfarçados e de telenovelas, Iris Abravanel é responsável por reativar, há cerca de cinco anos, o núcleo de teledramaturgia do SBT, que gera mais de 300 empregos diretos. Como cronista, apurou a capacidade de relatar detalhes do cotidiano. Com este olhar diferenciado, a novelista estreou Revelação, em 2008. O trabalho teve continuidade com as novelas Vende-se um Véu de Noiva, em 2009, e Corações Feridos, em 2011. Também foi autora da versão brasileira de Carrossel, grande sucesso de audiência que resultou na indicação de diversos prêmios. Atualmente, Iris Abravanel trabalha na adaptação da novela Chiquititas.

- Continua após o anúncio -

Confira a entrevista:

De quem partiu a ideia de fazer o remake da novela Chiquititas? Por quê?

A direção do SBT decidiu pelo remake de Chiquititas baseada no sucesso de Carrossel e nas pesquisas que indicavam a carência de uma programação infanto-juvenil neste horário.

- Continua após o anúncio -

Com Chiquititas, você pretende continuar unindo a família brasileira?

Em Chiquititas vamos acompanhar o dia a dia das crianças, de diferentes idades e origens, dentro do Orfanato Raio de Luz. Apesar de viverem em um orfanato, essas crianças e pré-adolescentes enfrentam conflitos parecidos como os de toda criança nesta fase. Focaremos problemas como rejeição, abandono, chegada da puberdade e conflitos da pré-adolescência. Chiquititas é uma novela divertida que, certamente, conquistará a todos e continuará unindo a família brasileira. Esse é o nosso objetivo.

- Continua após o anúncio -

Como você abordará a temática de crianças e adolescentes órfãos na novela Chiquititas?

Por ser uma novela direcionada ao público infanto-juvenil, a orfandade e toda a questão de adoção serão abordadas com mais leveza e descontração. Necessariamente a criança órfã não está condenada a infelicidade, ela pode se sentir acolhida pelas amigas e funcionários do orfanato e enxergá-los como sua ‘nova família’. Em sua maioria, os personagens são fortes, corajosos e muito divertidos.

Você acrescentará novos personagens e histórias em Chiquititas? Pode falar um pouco sobre essas novidades?

Há poucos personagens novos na novela. Estamos incluindo mais participações especiais e trabalhando com os personagens que já existiam na trama. No começo da história original, a nossa protagonista, Carol, trabalhava na Fabrica Pureza, onde ela era funcionária e líder do sindicato. Para deixar a novela mais leve, e o visual mais agradável, a fábrica virou uma rede de lojas do Café Boutique. Neste café, Carol vai trabalhar como garçonete. Com seus colegas de serviço, Tobias, Clarita, Letícia e Beto, formarão uma turma de jovens descolados e companheiros. Já no orfanato, as crianças são as mesmas, com a diferença de que a personalidade de cada uma está mais definida. Nesta versão os meninos estarão presentes desde o início da novela. Outra novidade, são as Top 3, três garotas arrogantes que irão esnobar as meninas do orfanato.

Como foi o trabalho de preparação do elenco infantil para dar vida a essas personagens?

Existe um cuidado muito grande com o elenco infantil. Cada ator mirim está sendo acompanhado por profissionais da área de dramaturgia, psicologia e por pedagogos que os ajudam nos estudos e tarefas de casa. Acreditamos que prepará-las para a vida é tão importante quanto o trabalho que estão realizando na novela. Não podemos perder a oportunidade de agregar valores às nossas crianças. Em Chiquititas existem muitos clipes musicais e todo elenco já esta ensaiando desde o início do ano com os coreógrafos do SBT.

Quais foram os recursos utilizados para adaptar a novela para os dias atuais? Serão utilizados recursos tecnológicos?

Hoje os jovens estão muito mais antenados na tecnologia do que antigamente. Seria fora da realidade atual, contar uma história com pré-adolescentes, sem incluir recursos como computador ou celular, por exemplo. Atualmente, essa parafernália faz parte dos estudos, do trabalho, da comunicação e da vida social das pessoas. A internet é um campo onde as crianças e adolescentes se sentem livres para se expressar. A tecnologia é uma ferramenta que se não for bem usada pode ser muito destrutiva. Mais do que em Carrossel, essas ferramentas estarão presentes em Chiquititas, mas sempre mostrando os benefícios e os prejuízos para o crescimento e desenvolvimento dos nossos jovens.

Você acompanhou alguma palestra sobre o assunto ou fez algum tipo de laboratório em orfanatos ou com profissionais ligados a essa área? Como foi essa experiência?

Estudei para ser professora, pois sempre gostei de trabalhar com crianças e pré-adolescentes. Trabalhei como voluntária em uma escola, em que haviam vários alunos adotados. A essência da criança é a mesma. Não importa se ela é órfã, ou não. Criança tem que ser cuidada e acompanhada em seu desenvolvimento. É como a árvore que bem plantada dará bons frutos.

A novela Chiquititas terá mais cenas externas na cidade cenográfica?

Até onde a direção permitir, sim. A cidade cenográfica de Chiquititas ficou maravilhosa. As equipes de cenografia do SBT fizeram um excelente trabalho.

Carrossel foi a sua primeira adaptação no universo infantil. Como foi essa experiência? O que será aproveitado em Chiquititas?

O universo infantil é fascinante. Na adaptação de Carrossel, levamos em consideração que as crianças se identificam com as personagens, e as levam como referencia na vida real. Por isso, tivemos a responsabilidade de transmitir valores de conduta e hábitos saudáveis, através dos conflitos cotidianos da criança. Adaptar Carrossel foi muito gratificante. Em Chiquititas aproveitaremos essa identificação das crianças com as personagens para despertar nelas o desejo de brincar, de dançar, de se divertir, e de se tornarem pessoas melhores.

Além de talentos já conhecidos pelo público, a novela também lançará atores revelações. Como foi a seleção do elenco adulto e infantil de Chiquititas?

Depois de uma pré-seleção, assistimos os testes exaustivamente, até decidirmos pelos atores que dariam vida a cada personagem.

Quais são as expectativas quanto à reação dos telespectadores ao assistir Chiquititas?

Todos nós do SBT estamos torcendo para que seja uma novela tão querida quanto Carrossel. Esperamos que todos se envolvam com a história de Chiquititas e se identifiquem com seus personagens. Chiquititas terá novas histórias, novos rostos e muita música.

Autoria de Iris Abravanel e direção geral de Reynaldo Boury, ‘Chiquititas’,  possui aproximadamente 300 capítulos, estreia na segunda-feira, 15 de julho, às 20h30, no SBT.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.