A faixa “GNT.doc” de segunda, dia 25, apresenta o inédito “Pais neuróticos, filhos mimados”. O documentário trata da pressão cultural que os pais sofrem para serem “super pais” e os efeitos que essas boas intenções causam nos filhos. O programa mostra o que os pais são capazes de fazer para dar o máximo de condições que garantam o sucesso do filho.
Nos dias atuais, a mulher está mais ativa no mercado de trabalho e, como consequência, os casais optam por ter menos filhos e mais tarde, o que pode aumentar a ansiedade parental. A produção mostra como os pais começam a educar os filhos antes mesmo do nascimento. Como exemplo, cursos de ensino pré-natais que prometem dar à criança vantagem intelectual, social, emocional e criativa. Já no mundo, o bebê é inserido em um ritmo alucinante de atividades, que inclui balé para bebês e ginástica antes de começar a andar.
Para apimentar mais a discussão sobre pais neuróticos, a produção ouviu professores que reclamam da intensa cobrança dos pais. Segundo eles, há pais e mães que não aceitam nenhum tipo de falha do filho e fazem de tudo para que ele seja o primeiro da turma e consiga entrar na faculdade. Bem-intencionados, alguns pais acompanham os filhos até na fase adulta, escrevendo trabalhos universitários e em entrevistas de emprego.
Pais neuróticos, filhos mimados no ar segunda, às 21h30 no GNT.