
No dia 2 de outubro, os Estúdios Globo completam 30 anos de história, consolidando-se como um dos maiores complexos de produção audiovisual da América Latina. Para marcar essa data emblemática, diversas ações comemorativas já estão acontecendo e se intensificam nas próximas semanas. No dia 1º, no Festival de Teatro será vez da apresentação exclusiva da peça ‘O Que Só Sabemos Juntos’, estrelada por Tony Ramos e Denise Fraga. No dia 2, será inaugurada da ‘Calçada da Fama’ – que começa as homenagens a talentos da Globo – e no dia 24 começa a Academia Estúdios Globo, voltada para a formação de talentos da Globo.
“Celebrar os 30 anos dos Estúdios Globo é reconhecer a força da nossa vocação: contar histórias brasileiras com excelência, emoção e relevância. Somos uma fábrica de sonhos movida por milhares de profissionais apaixonados, que traduzem o país em cada cena, cada personagem, cada produção. Ao longo dessas três décadas, evoluímos com a tecnologia, abraçamos a inovação e mantivemos firme o nosso compromisso com a diversidade e a sustentabilidade”, conta Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo.
Globo recebe cinco indicações ao Emmy Internacional 2025
Na véspera, dia 1º de outubro, acontecerá uma edição especial do Festival de Teatro dos Estúdios Globo, com a exibição da peça “O Que Só Sabemos Juntos”, estrelada por Denise Fraga e Tony Ramos, exclusivamente para os funcionários. Com direção de Luiz Villaça e dramaturgia coletiva, o espetáculo promove uma experiência de escuta e empatia com o público, misturando histórias pessoais dos atores, relatos dos espectadores e trechos de obras clássicas e contemporâneas. A peça aborda temas como relações humanas, escuta ativa, memórias afetivas e questões sociais urgentes, como o patriarcado e a crise climática, com leveza, humor e profundidade.
No dia do aniversário (02), os funcionários serão recebidos com bolo e brindes comemorativos, e será inaugurada a “Calçada da Fama”. Neste dia, se dará início à extensa de lista de talentos que serão homenageados no local. Os 15 primeiros nomes são de talentos veteranos, que fazem parte da história da Globo: Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Antônio Pitanga, Lima Duarte, Walcyr Carrasco, Renato Aragão, Neusa Borges, Dennis Carvalho, Laura Cardoso, Betty Faria, Ary Fontoura, Mauro Mendonça, Rosamaria Murtinho, Nathália Timberg e Serginho Groisman.
No dia 24, outra iniciativa que marca as três décadas dos EG é o início da Academia Estúdios Globo, que nasce como um espaço de desenvolvimento para todos os profissionais que atuam nos Estúdios. Com ações presenciais, online e sob demanda, a iniciativa reúne cursos e atividades voltadas para ofícios artísticos, repertório conceitual e gêneros específicos como dramaturgia, humor e não ficção. A proposta é ampliar o acesso ao conhecimento sobre o universo audiovisual, além de conteúdos que ajudam a entender os fundamentos do entretenimento, com curadoria e programação pensadas para atender às necessidades reais dos talentos e colaboradores dos Estúdios Globo.

No ‘Mais Você’, Ana Maria Braga arranca gargalhadas de Louro Mané ao falar sobre o casamento
A transformação visual dos Estúdios, que vem acontecendo desde o início do ano – quando o heliponto ganhou um letreiro superespecial “a la Hollywood” -, também é parte das comemorações. Novos nomes foram dados aos espaços de alimentação, como o Restaurante ‘Mais Você’ e a Praça de Alimentação ‘Dona Jura’. Os muros externos ganharam vida com 26 ilustrações criadas por Ipojucam Jesus, aderecista da fábrica de cenários. Totens, letreiros e placas temáticas reforçam a identidade do local e celebram os conteúdos que marcaram gerações.






