
Muitas figuras deixaram sua marca no jornalismo brasileiro. Uma delas foi Berto Filho, ex-âncora do “Jornal Nacional”. Ele iniciou a sua carreira no jornalismo em 1970, ingressando na Globo, onde rapidamente ganhou destaque ao demonstrar postura firme e voz marcante.
+ Globo bate o martelo e define Ana Paula Araújo como nova âncora do Jornal Nacional
Além da bancada do telejornal, ele também fez passagens pelo “Jornal Hoje”, tornando-se uma referência nacional. Berto encerrou a sua passagem pela emissora em 1986, trabalhando em outras emissoras, como a Rede Manchete, RedeTV e TV Rio.
Em 2004, voltou à Globo como locutor do “Fantástico”, ocupando o lugar de Celso Freitas em determinados momentos, deixando novamente o canal em 2008, quando se afastou das telinhas gradualmente.

Luta contra o câncer
Conforme informações do “G1”, Berto Filho recebeu o diagnóstico de câncer no fígado, lutando novamente contra a doença anos depois, ao descobrir um câncer na garganta. A condição fez com que o jornalista passasse a receber cuidados contínuos, comprometendo o seu desempenho na profissão.
+ César Tralli é trocado por Hélter Duarte no comando do Jornal Nacional e motivo é revelado
Berto chegou a viver no “Retiro dos Artistas”, local conhecido por acolher artistas em situação de vulnerabilidade social e financeira. Em seus últimos anos, o profissional se dedicou à escrita de um livro, não conseguindo finalizar o projeto devido ao agravamento da doença.
Ele morreu em 12 de março de 2016, aos 75 anos, após enfrentar o câncer, que se espalhou para outras partes do seu corpo, agravando ainda mais o seu estado de saúde. Berto foi sepultado no Cemitério do Caju, deixando um grande legado para o jornalismo brasileiro.
Ator da Globo deixou carta de despedida emocionante
Um famoso ator da Globo deixou uma emocionante carta de despedida antes de morrer. Morando em seu sítio no interior, ele fez um alerta sobre…Saiba mais!






