
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta última terça-feira, 29 de julho, em Roma, na Itália, segundo informou o Ministério da Justiça. A prisão foi feita pela polícia italiana, com colaboração da Polícia Federal (PF) do Brasil.
Diante da prisão da deputada, a Globo escalou às pressas sua principal repórter no país italiano, Ilze Scamparini, que correu até o local onde Carla foi presa, levando informações sobre o caso para o Brasil no Jornal Nacional. “Zambelli foi presa neste condomínio em Roma, no bairro Aurélio, não distante do Vaticano“, informou ela.
+ Ilze Scamparini agradece William Bonner e esclarece polêmica no JN
“A previsão é que amanhã a deputada licenciada se apresente a um juiz, que vai decidir se ela espera a um processo na Itália em liberdade, em prisão domiciliar ou na cadeia. O processo de extradição para que Zambelli cumpra pena no Brasil deve começar muito rapidamente“, completou Ilze, no Jornal Nacional.
Assista:
Gentiiiiii, o bapho tá internacional! 😱
A Ilze Scamparini, aquela diva do Vaticano, que vive no alto, quase tomando café com o Papa, desceu do telhado celestial só pra aparecer na porta do prédio onde a Carla Zambelli foi presa em Roma! 🇮🇹🚨É como se a Globo dissesse: “Quer… pic.twitter.com/v48dnswPBE
— Senhora RIVOTRIL🚩❤️ (@SRivoltril) July 30, 2025
Carla Zambelli presa em Roma, na Itália
A deputada Zambelli estava foragida desde que foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023. Ela deixou o Brasil em maio, passou pelos Estados Unidos e se mudou para a Itália. A parlamentar tem cidadania italiana.
+ William Bonner se manifesta ao vivo no Jornal Nacional sobre ‘climão’ com Ilze Scamparini
De acordo com o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, “a cooperação internacional foi fundamental, entre a PF e a polícia italiana. Foi presa há instantes e levada para uma delegacia da polícia italiana”. Se o governo italiano aprovar a extradição, Zambelli será devolvida ao Brasil para cumprir a pena de 10 anos determinada pelo STF.
+ William Bonner surge em Plantão da Globo sozinho após climão com Ilze Scamparini






