fbpx

Lázaro Ramos lança programa e vai interagir com o público na rede e na TV

-

Wandreza Fernandes
Editora chefe do Área VIP e redatora web há 15 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e especialmente em Novelas.

Comente

Veja também

Flávia Viana e Marcelo Zangrandi comemoram vitória do filho no Prêmio Área VIP

Veja o que Flávia Viana e Marcelo Zangrandi falaram sobre a vitória do filho no 'Prêmo Área VIP'.

Irmã de Fiuk entrega reação de Fábio Jr ao descobrir que o filho estaria no ‘BBB 21’

O cantor Fábio Jr acabou surpreendendo com a reação ao descobrir que Fiuk estaria no 'BBB 21'.

Influencer passa por cirurgia, é detonada e rebate: “Foi por saúde”

A influencer Vivi Wanderley, em suas redes sociais, fez questão de rebater os comentários maldosos que recebeu em suas redes sociais.

Lázaro Ramos (Globo/João Miguel Júnior)
Lázaro Ramos (Globo/João Miguel Júnior)

Não é só um programa de TV. Não é só um site. Não é só um perfil na sua rede social preferida. ‘Lazinho Com Você’ é um pouco de tudo isso de forma interativa e, sobretudo, colaborativa. Nesta terça-feira (15), Lázaro Ramos se reuniu com a equipe criativa do programa para lançar a primeira etapa desta a experiência, com a estreia do site www.lazinhocomvoce.com.br. Em dezembro, a atração chega aos domingos da Globo. Na internet ou na TV, cada etapa segue a sua linguagem, aproveitando o que cada um tem de melhor. O convite é para viver uma experiência focada nas habilidades de cada um. Sempre de olho nas boas ideias, emoção e criatividade do brasileiro. O resultado dessas colaborações coletivas vai levar Lázaro a inúmeros caminhos: entrevistas, memes, esquetes, viagens, personagens e o que de mais interessante vier pela frente.

“É um projeto que trata de proximidade, que visa promover rodas de conversa e causar empatia. A gente acredita que o Brasil tem muito mais que apenas um padrão de comportamento ou um só padrão de comunicação. Queremos colocar novas vozes nessa conversa. É um programa para a família no domingo, mas que vai ser produzido de forma colaborativa. Pode ter a colaboração de uma menina de 15 anos ou de uma mãe de família de 50. O público vai poder acompanhar nas redes sociais, colaborar no site e assistir aos domingos na TV. Todo mundo pode opinar, criar, interagir ou só assistir. Somos todos personagens principais de uma atração feita para divertir. A gente acredita que o entretenimento de muitos é o entretenimento feito por muitos”, explica Lázaro.

No site, todos vão poder postar, baixar e remixar materiais, contribuindo para a criação de um conteúdo novo a partir de materiais que já estiverem por lá, como num grande brainstorming. Todo mundo criando junto, através de desafios criativos, que vão gerar, além de inúmeros conteúdos na rede, um programa semanal de Lázaro na internet, e, mais pra frente, um programa na TV. Os donos das criações que estiverem mais afinadas com as pautas do programa na TV podem ser convidados a participar de uma área especial, onde vão trocar ideias diretamente com a equipe criativa da produção, e se tiverem suas ideias no ar, serão creditados e remunerados.

“Todo o artista tem um apego com o seu produto final, mas aqui a gente quer a obra, e também queremos o processo, ideias que ficaram pelo caminho. Se você tentou fazer um meme, mas ele ficou pela metade, ou fez a base de uma música e está faltando a voz, ou um vídeo ainda sem trilha: isso é matéria- prima para o nosso programa. A gente está apostando na cultura do remix e achamos que esses materiais são extremamente provocadores para outros criadores que estarão ali, interagindo. É um espaço para quem está a fim de compartilhar e produzir junto”, detalha o redator-final do programa, Elísio Lopes.

“’Lazinho Com Você’ está em todos os lugares, em todas as redes. Essa é a forma que muita gente vai viver essa experiência. Não existe uma hierarquia entre TV e internet. Os dois caminhos têm a mesma importância. Nessa primeira fase, a cada semana, o público vai ter, além da experiência interativa digital em si, um programa semanal de um minuto feito exclusivamente para web. Quando chegarmos à TV, teremos um material também novo e exclusivo para exibir. Assim, a experiência da internet terá as características da internet, e o que for ao ar na TV terá as características de um programa de TV. Vamos falar a linguagem de cada um, num trabalho colaborativo do início ao fim, considerando as múltiplas possibilidades de se comunicar, falar com as pessoas e sobre as pessoas”, completa o diretor artístico, Rafael Dragaud.

Como participar e colaborar com ‘Lazinho Com Você’ – A principal plataforma digital do programa é o site www.lazinhocomvoce.com.br. Lá, o internauta vai encontrar vídeos tutoriais para aprender como fazer download e upload de materiais. A ferramenta colaborativa será dividida em cinco seções: texto, áudio, imagem, vídeo e experimentação. Quem quiser participar postando ou baixando conteúdos precisa se cadastrar para ter acesso e explorar as galerias, conferir as criações de outros usuários e enviar materiais. Será aceito qualquer tipo de colaboração original que atenda aos desafios criativos do programa. Todo conteúdo que não respeite as regras e diretrizes de cada galeria será ser removido sem aviso prévio.

Os desafios são “missões de tempo limitado”, sempre partindo de uma pergunta. Tudo parte dos conteúdos postados em cada galeria. Por exemplo, se uma pessoa ouvir uma melodia, pode baixar e criar um vídeo com ela. Se quiser misturar essa música com uma imagem de outra pessoa, também pode. O importante é ser criativo e sempre postar de novo para todo mundo acompanhar a evolução das contribuições.

Os autores dos conteúdos que mais se adequem a pauta do programa na TV serão convidados a participar de uma sala de criação virtual e galeria privada onde a equipe da atração vai trabalhar diretamente com os participantes para bolar parte do que vai ao ar na TV. Os donos dos materiais que forem para a TV serão creditados no programa, e suas criações serão remuneradas.

Onde encontrar ‘Lazinho Com Você’:
A partir de dezembro, domingo à tarde na Globo ou agora na internet:
www.lazinhocomvoce.com.br
www.facebook.com/lazinhocomvoce/
www.instagram.com/lazinhocomvoce/
www.twitter.com/lazinhocomvoce/

Globolab
Para inspirar os futuros participantes do programa, a equipe de criação ganhou o reforço de 23 jovens, das mais diferentes áreas e regiões do país. Eles foram convidados pelo Globo Universidade, que faz parte da área de Responsabilidade Social da emissora, para um Globo Lab especial para ‘Lazinho Com Você’. O laboratório, uma plataforma de cocriação, que conta com metodologia participativa de design sprint para desenvolver projetos em parceria com jovens criativos, abriu a possibilidade de desenvolvimento em cinco diferentes áreas: texto, imagem, vídeo, música e experimentação. Foram três dias de imersão do grupo com a equipe da atração para troca de ideias e a confecção conjunta dos primeiros projetos a serem postados na estreia do site.

Entrevista com Lázaro Ramos

Como surgiu Lazinho Com Você?
Há três anos, na cara de pau e apresentei um projeto de programa. Queria ir para a rua encontrar pessoas, conhecer a história de vida delas. O Mister Brau apareceu e tivemos que adiar o projeto. Quando retornamos, juntou-se ao projeto o diretor Rafael Dragaud e, de cara, fez uma provocação importante: proximidade não se realiza apenas na rua. Hoje em dia, a comunicação é também através do mundo virtual. A gente decidiu, então, assumir isso e ver o que esse resultado podia produzir enquanto narrativa.

É uma nova forma de ver TV?
O mundo mudou, e a maneira de consumir audiovisual não é mais a forma antiga. Segunda tela já é um termo que está ficando para trás. As pessoas hoje veem o que elas quiserem no tempo que preferirem. A gente queria trazer essa percepção para a TV e criar uma experiência que é mais longa e se realiza em todos os lugares. É uma experiência que tem a ver com um programa de TV e também com a experiência da internet. Mas é, essencialmente, um projeto de aproximação, onde o humor e a inteligência do brasileiro são destaque. Aí, posto isso, a gente foi atrás de um monte de gente, que foi chegando à equipe e trazendo seus valores.

Que valores são esses?
São muitos. Somos uma equipe de cocriação, não só acolhendo as ideias e propostas do público, mas as nossas. Internamente também cocriamos. Nós criamos um manifesto, com 10 princípios, mas cito alguns aqui: conexão – a gente vê a TV como mais do que uma grande boca, que só fala as coisas, a TV pode ser também um ouvido; protagonismo – a gente acredita que todo mundo tem histórias interessantes para contar e pode ser um criador; e liberdade – não tem regra. A criatividade é solta e fluida.

A gente sabe que temos um megafone com a gente, estando numa estrutura tão grande como a nossa. Por isso é tão importante ter cuidado ao propagar mensagens e queremos fazer bom uso disso. Eu sempre quis que tivessem mais vozes comigo e essas vozes agora vão começar a aparecer. Tenho certeza de que tem muitas vozes lindas por aí e ver isso começar a ser realizado está sendo uma alegria única. A gente quer que a emoção brote desses encontros que serão feitos na rede e na rua.

Conheça o manifesto de ‘Lazinho Com Você’

1. Somos Todos Protagonistas – Aqui o anônimo tem voz. Ninguém é invisível. Somos todos personagens principais de um programa feito para nos divertir.

2. Interagir É Saber Ouvir – Nós fazemos as perguntas e o Brasil inteiro responde. Não queremos mais apenas falar. Todo mundo pode opinar, interferir, questionar.

3. Ser Original É Ser Verdadeiro – O Entretenimento de muitos é o entretenimento feito por muitos. Quem diz o que é bom é quem compartilha. É preciso dialogar para formar uma rede.

4. Colaboração É O Que Nos Une – Juntos temos a força da multidão. O coletivo é o DNA de uma comunidade saudável. É o que transforma um grupo em família.

5. Nada Tem Ponto Final, Tudo É Remixável – A memória da rede é o que interessa hoje. O tempo é outro. Temos poder para criar, mudar e reinterpretar sempre.

6. Ao Vivo, Online, No Ar: Estar Em Todo Lugar – A definição de presença agora é infinita. Estar junto é ser simultâneo e o que todo mundo quer

7. Todo Talento Merece Palco – Somos todos criadores dotados de imaginação sem fim. Olhares únicos que se completam na multidão e transformam o trivial em genial.

8. Simples Como A Vida – Entrar no domingo das pessoas comuns e, juntos, compartilharmos humor, sonhos e arte.

9. A Diversidade É O Que Nos Conecta – Não importa se somos diferentes. Não há polarização quando trabalhamos juntos. É nas diferenças que os encontros acontecem.

10. Tamojunto Pra Valer – Mostrar a dor do outro não é compartilhar.  A verdadeira emoção vem da participação, da identificação e do desejo de dividir. Estar junto é confiar. É entrar na vida do outro para trocar.

E tem muito mais para você: Baixe o app Área VIP - TV e Famosos ou siga o Área VIP no Google Notícias e receba as informações mais quentes do entretenimento com tudo o que acontece no mundo da TV e dos Famosos - Clique Aqui!

Wandreza Fernandes
Editora chefe do Área VIP e redatora web há 15 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e especialmente em Novelas.

Últimas TV & Famosos