
O Ministério Público Federal está processando a TV Globo com uma ação civil pública após a emissora supostamente promover uma grave “lesão à língua portuguesa”.
O motivo é a forma que os jornalistas do canal pronunciam a palavra “recorde” em sua grade, favorecendo um estrangeirismo com a palavra “record” do inglês. O autor é o procurador Cléber Eustáquio Neves, que pede o sentenciamento de R$ 10 milhões à Vênus Platinada.
+ Estudo comprova manipulação do X para direita: “Chocante”
Informações da coluna f5 da Folha de S.Paulo. Procurada, a Globo disse que não comenta casos em andamento na Justiça.
O processo alega erro de prosódia. Prosódia é a parte da gramática que se dedica às características da emissão dos sons da fala, como o acento e a entoação. Na petição inicial, o MPF diz que o canal, através de seus repórteres e apresentadores, tem adotado uma pronúncia errada da palavra “recorde”, o que estaria alterando a forma como a população se comunica, de maneira incorreta.
Globo é processada por suposto dano à língua portuguesa
“A palavra ‘recorde’ é paroxítona, com a sílaba tônica em cor: reCORde. Portanto, não leva acento gráfico e não deve ser pronunciada como proparoxítona. Leia-se RÉ-cor-de“, diz o procurador. O documento declara que a repetição da pronúncia estrangeira estaria causando um “efeito manada”, induzindo o público ao erro.
+ BBB26: Resumo da madrugada! Adeus de Babu?
A ação anexou vídeos de atrações do canal, inclusive do Jornal Nacional, Globo Esporte e Globo Rural. O Ministério Público argumenta que o canal como concessão pública, tem o dever de proteger a norma culta da nossa Língua Pátria.
“A Globo atua como um braço do Estado na difusão de informações, portanto, a utilização da norma culta da língua portuguesa não é uma opção estética, mas um modelo de qualidade e eficiência administrativa”, disparou o procurador.
O MP pede a condenação da emissora ao pagamento de R$ 10 milhões pela “lesão ao patrimônio cultural imaterial da língua portuguesa“. Ironicamente, a principal concorrente da Globo é a Record.
ERRO NA GLOBO CAUSA CONFUSÃO AO VIVO DURANTE APURAÇÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA
Um erro ao vivo na Globo causou um caos durante a apuração do Carnaval de São Paulo entre a diretoria e os responsáveis, e a pancadaria… Leia Mais!






